Prejuízo causado pela seca foi maior do que o esperado pelos sojicultures do RS

Com a falta do grão no mercado, tendência é de que o preço se mantenha em altaA última safra de soja no Rio Grande do Sul rendeu 11 milhões de toneladas. Agora, a expectativa dos produtores é colher apenas sete milhões de toneladas. Em razão da quebra de safra no Rio Grande do Sul, R$ 3,5 bilhões devem deixar de circular no Estado.

Segundo o analista de mercado Farias Toigo, a falta de grãos antecipou a negociação dos contratos futuros, que só começariam a ser assinados na metade do ano.

– Alguns clientes não terão soja para entregar e já estão negociando para o ano que vem. Aí algumas trendings já estão se antecipando para buscar este produto e garantir.

A quebra de safra elevou o valor de mercado do grão. No norte gaúcho, o preço pago pela saca de 60kg está R$ 7 maior do que em dezembro.

– [O preço] melhorou bastante, inclusive ele atingiu um preço maior dos contratos realizados no passado, que era mercado futuro. Então, isso aí está ajudando. E a tendência dos preços é se manterem nestes patamares ou até subirem mais.