Produtos do Vale Submédio São Francisco ganham certificado de Identificação de Procedência

Título foi concedido pelo Inpi à uva de mesa e à manga durante o primeiro dia da FenagriO Centro de Convenções de Petrolina, principal cidade do Sertão pernambucano, recebeu na última quarta, dia 28, centenas de visitantes que marcaram presença no primeiro dia da Feira Nacional da Agricultura Irrigada, a Fenagri 2010. Em seguida à solenidade de abertura, que contou com representantes de diversos órgãos parceiros, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu às uvas de mesa e mangas da região o certificado de Indicação de Procedência Vale do Submédio São Francisco.

Este é o quinto título concedido no Brasil e o primeiro em Pernambuco e no Nordeste. A Indicação de Procedência é um reconhecimento da reputação do produto no território. Segundo Lúcia Fernandes, examinadora de Identificação Geográfica do INPI, o certificado é um ativo que agrega considerável valor ao produto, ajuda a alavancar o turismo e elimina concorrentes.

? É um direito de propriedade industrial. Agora os produtores já estão aptos a solicitarem o reconhecimento internacional ? afirmou Lúcia.

? Atingimos um marco único para o Nordeste. Isso faz com que tenhamos uma maior responsabilidade. Temos que nos conscientizar que a qualidade é o primeiro atributo a ser exigido em qualquer produto ? comentou o presidente da Univale, José Gualberto, que recebeu o certificado na cerimônia.