Santa Catarina deve produzir 600 mil toneladas de maçã nesta safra

Perspectiva é de boa colheita nos pomares do Estado em 2009O frio prolongado do inverno deste ano favoreceu os pomares de maçã em Santa Catarina, que nesta safra devem produzir 600 mil toneladas, volume 6,5% superior ao registrado na safra passada.

Santa Catarina é responsável por metade da produção nacional de maçã, vindo em seguida o Rio Grande do Sul (46%) e o Paraná (4%).

Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, o crescimento na produção estadual deve aumentar apesar da redução de 8,6% na área plantada e de 9% na área a ser colhida neste ano, por causa da erradicação de pomares na região de Joaçaba, a segunda maior produtora do Estado.

Os técnicos do Epagri/Cepa explicam que, à exceção de videira, a quantidade de horas de frio foi suficiente para atender às necessidades dos pomares de macieiras nas principais regiões produtoras do Estado. Eles observam que o clima favoreceu no inverno, mas preocupa no verão, pois a chuva exige monitoramento de doenças e um número maior de tratamentos fitossanitários, “elevando-se os custos de produção dos pomares”.

Os levantamentos do Epagri/Cepa mostram que os preços da maçã em Santa Catarina nos 10 primeiros meses deste ano subiram 13,6% em relação a igual período do ano passado. Segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as exportações brasileiras de maçã somaram 112.205 toneladas no período de janeiro a novembro deste ano, volume praticamente estável em relação às 112.074 toneladas embarcadas em igual período do ano passado. O destaque é o aumento do valor das exportações, pois a receita de janeiro a novembro do ano passado foi de US$ 68,6 milhões, enquanto no mesmo período deste ano passou para US$ 80,8 milhões.