Soja Brasil

Soja: chuva em Goiás e Mato Grosso; confira a previsão nas regiões produtoras

Queda de água deve beneficiar início do plantio na região central do país. Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina também podem ter clima favorável à semeadura

O Projeto Soja Brasil traz a você, produtor, mais um vídeo com a previsão do tempo focado nas principais áreas de cultivo da oleaginosa. Um dos destaques fica por conta de Goiás, cujo término do vazio sanitário acontece neste sábado (25) com uma boa notícia: chuva para ajudar no plantio.

Os próximos dois dias vão ser de chuva em todo o território goiano, com um fim de semana mais úmido, diferente do ano passado em que a permissão do plantio não veio acompanhada por umidade de solo satisfatória. Ainda que o cenário não seja o ideal, está bem melhor do que o de 2020.

Em Rio Verde (GO), por exemplo, são esperados 40 mm de chuva nos próximos dias. Entre 24 de setembro e 24 de outubro, o município deve registrar acumulados de 55 mm. E a situação vai melhorando nos próximos meses: de 25 de outubro até a última semana de novembro, são esperados 147 mm. Olhando bem para frente, entre 23 de novembro até 23 de dezembro, quase 180 mm de chuva são aguardados, o que deve contribuir significativamente para o enchimento de grãos na região.

Mas a água também vai cair em Mato Grosso, que nas últimas horas registrou até queda de granizo no município de Juína e em áreas do Tocantins. Isso por conta do início da primavera, que conta com atmosfera mais fria do que o normal.

No norte de Mato Grosso, por exemplo, são esperados acumulados de chuva de até 40 mm até o dia 1 de outubro. Desta forma, o início do décimo mês do ano traz umidade mais espalhada pelo Brasil central. Porém, até o início de outubro, a umidade também deve beneficiar o Rio Grande do Sul com volumes mais significativos. De 1 a 9 de outubro, são esperados até 90 mm no estado, bem como em Santa Catarina. Por sua vez, no norte do Paraná deve ter cair um pouco menos de água, com volumes de até 70 mm.