Soja Brasil

Soja: semana termina com chuva em parte do Sul, Sudeste e Nordeste

Veja como deve ficar o clima até o dia 1º de janeiro de 2022 nas regiões produtoras do grão

A próxima terça-feira (28) será de tempo aberto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Contudo, no centro e norte do Paraná, a chuva atinge 30 mm até sábado (1). Espera-se, assim, que a estiagem nas lavouras de soja do estado sejam amenizadas. 

Já no Sudeste, a umidade continua chegando em altos índices por conta da invernada que se instalou entre norte de Minas Gerais e sul da Bahia. Assim, o centro e norte do estado mineiro pode receber 70 mm acumulados até o primeiro dia de 2022. Nos demais estados da região, a projeção é de volumes de 30 mm.

No Centro-Oeste, por sua vez, é Goiás quem deve sentir mais a presença da chuva até o dia 1º de janeiro, com registros de mais de 70 mm. Outro destaque é o noroeste de Mato Grosso, com precipitação de até 50 mm. Nas demais áreas do estado, bem como em Mato Grosso do Sul, a umidade não deve superar os 30 mm no período.

Chuva no Nordeste do país

A chuva que castiga o estado da Bahia já afeta mais de 470 mil pessoas e coloca 72 municípios em situação de emergência. Por isso, lavouras de variadas culturas foram fortemente afetadas. A boa notícia é que com o decorrer da semana, os volumes vão diminuindo aos poucos. Para Ilhéus, um dos municípios baianos mais afetados, a projeção é que a chuva volte com força só a partir do dia 22 de janeiro.

Na região Norte, os destaques da chuva vão para o Tocantins, Pará e Amazonas, com volumes que podem exceder os 100 mm até o próximo sábado (1).