Soja Brasil

Soja: Mapa definirá nova estratégia para revisão do padrão oficial de classificação

Proposta feita em setembro pela pasta não teve acordo entre produtores, compradores, processadores e exportadores

soja livre Dourados
Grãos de soja. Foto: Embrapa

O debate sobre a revisão do padrão oficial de classificação da soja brasileira foi o tópico principal do Seminário Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja, realizado nesta quarta-feira (9), na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR).

Durante o Seminário, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou uma proposta de classificação para conciliar as expectativas dos produtores, compradores, processadores e exportadores de soja quanto à Portaria 532, uma vez que a proposta apresentada pelo Mapa em seminário realizado em setembro, em Brasília (DF), não foi acordada.

No Seminário, o Mapa recebeu diferentes posições conciliatórias da proposta apresentada, porém, outras ficaram pendentes. “Como precisamos de mais avaliações, vamos reunir todas as informações que recebemos durante o evento e decidir se vamos promover mais uma proposta conciliatória ou se vamos estabelecer um plano de ação para resolver as questões das posições conciliatórias. Em duas semanas teremos uma resposta sobre a conclusão desse processo”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Plantas (Dipov), do Mapa, Glauco Bertoldo.

Sustentabilidade da soja

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, presente no evento, ressaltou que entre os desafios para a cadeia produtiva do grão estão as questões relacionadas à sustentabilidade e à eliminação do desmatamento.

“Os compradores de soja, liderados pela Europa, querem conhecer a origem do que estão comprando. Dessa forma, a nossa atividade que era de comprar, processar e comercializar o grão, passa a ser também de rastrear a origem”, afirma.

Outro aspecto apontado são as questões referentes à logística, especialmente com relação aos grãos que são exportados pelos portos do Pará. “Transportar soja pela BR 163, pelas limitações que existem, é um desafio enorme e entendo que a logística nessa região precisa ser mais eficiente”.

Além disso, Nassar aponta ser necessário recuperar os patamares propostos na mistura do biodiesel no diesel. “Hoje a mistura é de 10% de biodiesel, mas deveríamos estar em 14%, o que causou prejuízos ao setor”.

O Seminário Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja é uma promoção da Embrapa Soja em parceria com Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Associação das Supervisoras e Controladoras do Brasil (ASCB), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).