Vigilância Agropecuária faz campanha educativa com passageiros de vôos internacionais

Produtos de origem animal ou vegetal e derivados sem certificado de autorização serão retidos no próprio aeroportoA coordenação geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) realiza campanha de educação sanitária nos aeroportos para orientar os passageiros de vôos internacionais a não trazer para o país animais, vegetais e produtos derivados sem autorização prévia e certificação sanitária.

A assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura informou que todos os produtos sem certificado de autorização serão retidos no próprio aeroporto. Participam da campanha cerca de 600 fiscais distribuídos em 110 unidades da Vigiagro em fronteiras, portos e aeroportos do país.

De acordo com a assessoria, a medida da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) tem como objetivo impedir que pragas vegetais e agentes de doenças animais entrem no país e comprometam a sanidade e a produção agropecuária do Brasil.

A campanha será mais intensa até agosto nos aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Fortaleza, Natal e Belo Horizonte. Durante todo o ano, os fiscais do Vigiagro atuam nos pontos de entrada e saída de viajantes para o exterior.

As informações são prestadas por meio de revistas, folders, filipetas, cartazes e banners, além de mensagem em áudio (em três idiomas) veiculada pelo sistema de som dos aeroportos internacionais e no interior das aeronaves.