Taiwan busca limitar impacto de restrição de carne bovina aos EUA

Anúncio surgiu após parlamento taiwanês decidir alterar a lei sobre segurança alimentar para banir algumas importaçõesTaiwan enviará uma delegação governamental aos Estados Unidos, conforme busca limitar o impacto de planos parlamentares controversos para retomar uma proibição a certas importações de carne bovina norte-americana, disse nesta quarta, dia 30, uma importante autoridade.

O anúncio surgiu após o parlamento taiwanês decidir nesta terça, 29, alterar a lei sobre segurança alimentar para banir as importações de órgãos de animais, carne moída e outros itens de risco, como a espinha dorsal e os olhos, dos Estados Unidos.

? Enviaremos uma delegação em breve de forma a minimizar os danos e impedir qualquer impacto sério nos laços entre Taiwan e os EUA ? disse o porta-voz da presidência, Wang Yu-chi, a repórteres.

Washington expressou desgosto em relação ao anúncio desta terça, enquanto o ministro de Relações Exteriores de Taiwan, Timothy Yang, alertou que a restrição poderia afetar as negociações comerciais com os Estados Unidos. A decisão dos legisladores deve ser concluída na próxima semana em uma votação que determinará ainda se a carne com osso também deve ser proibida.

O país baniu todas as importações de carne bovina dos Estados Unidos em dezembro de 2003 em meio a temores sobre a doença da vaca louca. Em 2006, Taiwan relaxou as regras para permitir aquisições de carne bovina sem osso. As informações são da Dow Jones.