Soja Brasil

Veja como fica o tempo nas regiões produtoras de soja nesta semana

Colheita da soja foi finalizada em grande parte do país. Clima mostra a possibilidade de escoar a produção e de instalar a segunda safra

As condições climáticas atrapalharam a evolução da colheita da soja no Rio Grande do Sul. A ocorrência de chuvas, principalmente as dos últimos dias – que passaram de 130 mm em várias localidades – além de dias nublados e a manutenção de alta umidade do ar restringiram os trabalhos.

As áreas colhidas apresentam grande heterogeneidade entre si, mesmo próximas geograficamente, devido às condições meteorológicas durante todo o ciclo. Contudo, a tendência de tempo mais firme deve contribuir para colheita nos próximos dias, que se encontra em 81%, conforme último levantamento da consultoria Safras & Mercado.

Já no Paraná, falta colher apenas as áreas tardias, em maturação. Deve chover nesta terça-feira (9) na porção leste do estado, em volumes de até 30 mm no decorrer do dia, atrapalhando as operações em campo. No entanto, a tendência é de tempo firme no decorrer na semana, contribuindo para as atividades na lavoura.

Completando o Sul, em Santa Catarina a colheita da soja também se concentra nas lavouras tardias, com produtividades inferiores devido ao ataque de doenças, principalmente ferrugem-asiática.

Cerca de 90% da área dedicada à oleaginosa em território catarinense já foi retirada do solo. A tendência é de tempo mais firme nos próximos dias devido a entrada de um ar mais seco e frio na região, o que favorece a retomada das operações em campo para o avanço da colheita em todas as áreas.

Clima no Matopiba e outras regiões

Em Goiás, a colheita a soja foi concluída com boas produtividades e qualidade de grãos. O tempo estável nos próximos dias também contribui para o escoamento da produção.

À direita do mapa, em Minas Gerais, o tempo também deve seguir firme nos próximos dias, o que favorece a finalização da colheita nos últimos talhões.

Passando para o Nordeste, as condições são as seguintes:

Bahia: colheita da soja praticamente finalizada (99%). As produtividades obtidas superaram as estimativas iniciais. O tempo seco favoreceu a qualidade do grão e, nos próximos dias, essa condição deve se manter, auxiliando o escoamento.

Maranhão: a colheita avança nas regiões centro e oeste. Chuvas intercaladas com períodos de melhoria ainda estão previstas no decorrer dos próximos dias. Transtornos pontuais podem afetar a faixa centro-sul do estado, mas, no geral, os trabalhos em campo devem avançar.

Piauí: a colheita da soja atinge 99% da área, com produtividades superiores às estimativas iniciais. Acumulados de chuva devem se concentrar na faixa oeste do estado com volumes de até 40 mm nos próximos dias.

Pará: as chuvas frequentes prejudicam o andamento da colheita da soja. O solo se encontra com bastante umidade e ainda estão previstos acumulados de precipitação para o estado, inclusive na região de Paragominas, onde a chuva deve ficar em torno dos 40 mm, intercalada com períodos de sol nos próximos dias.