PESQUISA

Teste genômico ajuda a melhorar a produção de truta no Brasil

Criadores de truta poderão selecionar os reprodutores mais adequados, baseando-se em informações genéticas

Os produtores da truta-arco-íris (Oncorhynchus mykiss) contam com uma ferramenta para melhorar e garantir a qualidade das matrizes, reprodutores e alevinos.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) já está oferecendo, pela plataforma AquaPLUS, o TrutaPLUS, serviço que ajudará na avaliação da estrutura e da diversidade genética dentro e entre plantéis comerciais de reprodutores dessa espécie. A tecnologia foi desenvolvida com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e da própria Embrapa.

O pesquisador Alexandre Caetano explica que as pesquisas com a truta-arco-íris no Brasil, até o momento, estiveram voltadas principalmente, para aspectos ecológicos e históricos da introdução da espécie no País (veja quadro no fim da matéria), a viabilidade econômica do sistema produtivo, aspectos reprodutivos, sanitários e manejo.

“Existiam poucas informações sobre a composição e estrutura genética dos plantéis comerciais de reprodutores de trutas do Brasil. Por outro lado, estudos de populações selvagens e linhagens comerciais de truta, com ferramentas genômicas contemporâneas, baseadas em marcadores moleculares SNP (do inglês Single Nucleotide Polymorphism), vêm sendo amplamente realizados em outros países, mas não no Brasil”, comenta o pesquisador.

Agora, os truticultores (como são chamados os produtores de truta) das regiões serranas do Brasil, como a Serra da Mantiqueira, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e a Serra Catarinense, podem dar início à análise genômica dos reprodutores e matrizes de seus plantéis.

A ferramenta permite obter soluções simples, de baixo custo, práticas e inovadoras, capazes de promover a qualificação, o manejo e melhoramento genético da espécie, a exemplo do que vem ocorrendo desde o lançamento da plataforma AquaPLUS com a oferta de outras quatro ferramentas genômicas voltadas a espécies aquícolas.

Com a caracterização genética do plantel, o truticultor será capaz de selecionar os reprodutores e matrizes com maior probabilidade de gerar proles com características desejadas, como resistência a doenças, boa taxa de conversão alimentar, crescimento rápido etc. A ferramenta ainda evita acasalamentos entre animais com parentesco próximo, chamados consanguíneos, que aumentam as chances de problemas genéticos nos descendentes.

AquaPLUS, conjunto de ferramentas genéticas para a aquicultura

Tecnologia desenvolvida e registrada pela Embrapa, a Plataforma AquaPLUS reúne ferramentas relacionadas a análises genéticas de matrizes e reprodutores de espécies aquícolas.

Por meio dos serviços disponibilizados na Plataforma, é possível saber se as matrizes de espécies aquícolas possuem algum grau de parentesco entre si.

Também revela se elas são puras ou híbridas (fruto de cruzamento com outra espécie), permitindo, assim, o direcionamento de cruzamento tanto para a produção de alevinos para engorda quanto para reposição, troca e comércio de germoplasma de matrizes e, consequentemente, para a redução de perdas de produtividade.

Acasalamentos consanguíneos geram perdas produtivas tanto na fase de alevinagem quando na fase de engorda.

O TrutaPLUS será o quinto produto disponível na AquaPLUS, que já disponibiliza serviços para tambaqui (Colossoma macropomum): TambaPLUS Parentesco e TambaPLUS Pureza; para o camarão vannamei (Litopenaeus vannamei): VannaPLUS, e para a tilápia (Oreochromis niloticus): TilaPLUS.

Onde Encontrar:

  • Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa
  • Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
  • Telefone: +55 (61) 3448-4662
  • E-mail: [email protected]