Tomate, leite e batata puxam preço no varejo, diz FGV

Apenas alimentação e vestuário apresentaram aceleração de preços ou deflação mais fracaAo analisar a movimentação de preços no âmbito dos produtos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que as altas de preço mais expressivas no varejo, no IGP-M de março, foram registradas em tomate (48,54%); leite tipo longa vida (6,00%); e batata-inglesa (8,50%). Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas em maçã nacional (-17,97%); álcool combustível (-2,37%); e cenoura (-4,97%).

No varejo, a inflação junto ao consumidor mensurada pelo IPC-M, acumula altas de 2,74% no ano e de 5,15% em 12 meses até março, segundo informou a FGV. Nesta terça, dia 30, a instituição anunciou o IGP-M de março – sendo que o IPC-M representa 30% do total do IGP-M.

Segundo a FGV, a desaceleração na taxa do IPC-M, de fevereiro para março (de 0,88% para 0,83%) foi influenciada por taxas de inflação menos intensas em quatro das sete classes usadas para cálculo do IPC-M. É o caso de educação, leitura e recreação (de 0,87% para 0,20%); transportes (de 2,65% para 0,41%); saúde e cuidados pessoais (de 0,40% para 0,36%); e despesas diversas (de 0,48% para 0,17%). Apenas duas classes de despesa apresentaram aceleração de preços ou deflação mais fraca. É o caso de alimentação (de 1,23% para 2,24%); e de vestuário (de -0,40% para -0,24%). Já o grupo habitação manteve a mesma taxa de elevação de preços, no período (de 0,29%).