Este será o primeiro ano com perdas na companhia desde que começou a anunciar seus resultados publicamente. Apesar dos prejuízos na venda de veículos, a Toyota prevê um lucro líquido de 50 bilhões (US$ 556 milhões) no final deste ano fiscal, que termina em março. No entanto, o dado não representará um consolo para acionistas e trabalhadores da empresa, porque significa uma queda de 90,9% do lucro líquido em comparação com o ano passado.
A montadora anunciou recentemente cortes ou paralisações temporárias em várias de suas fábricas, além da redução de 450 membros de sua equipe de trabalhadores temporários. A medida inclui o fechamento total, durante um dia, de cinco de suas fábricas em Hokkaido, no Japão ? o primeiro feito em 15 anos para reduzir a produção.
A revisão em baixa se deve à queda das vendas mundiais da Toyota, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, além de uma forte valorização do iene frente ao dólar, que prejudicou os resultados financeiros. Um iene muito caro dificulta as exportações de veículos da Toyota e os tornam mais caros no Exterior. Por isso, a companhia reduziu sua previsão de vendas.