Trabalhadores de Belo Monte fecham trecho da Transamazônica

Obras no principal canteiro da usina estão paradas desde sexta, dia 25Cerca de 100 trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Belo Monte interditaram nesta segunda, dia 28, a Rodovia Transamazônica, no quilômetro 55, próximo à cidade de Altamira (PA). O consórcio construtor da obra informou à Agência Brasil que um caminhão Scania está bloqueando a estrada.

Na tarde desta segunda dois policiais rodoviários federais negociavam a abertura da via. As obras no principal canteiro da usina estão paradas desde sexta, dia 25, nos demais três canteiros as obras continuam. A empresa suspendeu os trabalhos na área até o resultado da reunião por questões de segurança.

Entre os pontos discutidos entre representantes dos trabalhadores e da empresa estão a ampliação do recesso de fim de ano e do tempo de baixada ? período em que a empresa libera os trabalhadores oriundos de outras localidades, para visitarem suas famílias ?, além de aumentos salariais.

Segundo o consórcio construtor, a data-base para os aumentos salariais é novembro e, portanto, tudo ainda está dentro do prazo acertado. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada e Afins do Pará (Sintrapav-PA) informou à Agência Brasil que só se manifestará nessa terça, dia 29, após a conclusão das reuniões desta segunda.

>> Confira reportagens especiais que mostram a realidade da construção de Belo Monte