AVANÇO NAS LAVOURAS

Trigo: colheita da safra 2022/23 atinge 67%; produtores se atentam ao clima

De acordo com o Cepea, já há registros de perdas em lavouras do Rio Grande do Sul e Paraná por conta das condições climáticas

trigo, cereal, clima
Foto: Joseani Antunes/ Embrapa Trigo

A colheita da safra 2022/23 de trigo está em 67% da área estimada para a temporada 2022/23 nos oito principais estados produtores do Brasil, incluindo: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul – que representam 99,9% do total.

Na semana anterior, a ceifa estava em 59,2%. Em igual período do ano passado, o número era de 40%.

As informações partem do levantamento semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados recolhidos até 29 de outubro.

Clima pode afetar qualidade das lavouras de trigo

Diante de preocupações relacionadas ao clima e da demanda mais ativa por parte de moinhos, os preços do trigo reagiram neste encerramento de outubro nas regiões acompanhadas pelo Cepea.

Vale lembrar que os valores vinham registrando movimento de baixa há praticamente um ano e, portanto, operam em patamares considerados baixos por agricultores.

No campo, as condições climáticas adversas durante a colheita de trigo têm deixado produtores atentos à qualidade das lavouras. Nos dois mais importantes estados produtores, Paraná e Rio Grande do Sul, alguns agentes consultados pelo Cepea já relatam perdas nas lavouras.

*Sob supervisão de Henrique Almeida


Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp! .