Trigo enfrenta desvalorização global, apesar de estimativas de baixa produção Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

COMMODITIES

Trigo enfrenta desvalorização global, apesar de estimativas de baixa produção

Desvalorização do cereal no Brasil ocorre pela baixa liquidez; maiores estoques dos EUA e cancelamento de compra da China impactam no exterior

trigo
Foto: Envato

Apesar de dados oficiais indicarem produção global de trigo inferior à demanda na safra 2023/24, os preços do cereal seguem em queda.

Segundo pesquisadores do Cepea, no mercado doméstico, a pressão vem da baixa liquidez, enquanto, no externo, está atrelada ao cancelamento de compras por parte da China e à alta nos estoques norte-americanos.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aponta que a colheita mundial de trigo é estimada em 786,7 milhões de toneladas, queda de 0,3% em relação à temporada anterior. Para o Brasil, a produção permaneceu estimada em 8,1 milhões de toneladas.

Quanto ao consumo global, o USDA prevê 798,97 milhões de toneladas em 2023/24, elevação de 1% frente a 2022/23. Os estoques finais foram novamente reduzidos e devem somar 258,83 milhões de toneladas, baixa de 4,5% sobre a safra anterior e um dos menores desde 2015/16. 

Sair da versão mobile