Colheita do trigo atinge 97% da área no Rio Grande do Sul, diz Emater Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Trigo

Colheita do trigo atinge 97% da área no Rio Grande do Sul, diz Emater

Segundo o instituto, os dias ensolarados favorecem os trabalhos de campo. Já a produtividade apresentou queda em razão de fatores tecnológicos

água no trigo
Foto: Pixabay

Os produtores gaúchos estão finalizando a colheita da safra de trigo 2018. Segundo informou um levantamento realizado pela Emater, os dias ensolarados favorecem os trabalhos de campo e a retirada do cereal atinge 97% da área. De acordo com a empresa, nos Campos de Cima da Serra, última região onde o trigo é semeado no estado, as lavouras se encontram na fase de enchimento de grãos e maturação.


No geral, a produtividade varia bastante, com média abaixo do estimado, de 2,2 toneladas por hectare a 3,3 toneladas por hectare e peso hectolitro em torno de 75. “A queda na produtividade ocorreu em razão de fatores tecnológicos, já que algumas cultivares apresentaram rendimentos muito inferiores ao esperado, e fatores climáticos, com a ocorrência de geadas tardias e altos volumes de chuvas na maturação”, disse a Emater em relatório.

Milho

O plantio de milho verão ocupa nesta semana 86% da área projetada no estado. O levantamento  mostra que 60% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e 15% em início de estádio reprodutivo. “O padrão das lavouras de milho é muito bom, favorecido pelas boas condições climáticas atuais. Pragas e doenças estão sob controle. Chama a atenção a alta densidade populacional de plantas por hectare, em torno de 75 mil, oferecendo oportunidade de alto rendimento, porém com risco de deficiência hídrica e de ter a produtividade altamente afetada.”

Em relação à soja, a lavoura ocupa 68% dos 5,9 milhões de hectares previstos para a cultura na atual temporada.

Sair da versão mobile