Final de semana será de geada no Rio Grande do Sul e no Paraná | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Final de semana será de geada no Rio Grande do Sul e no Paraná

Massa de ar polar deve afetar o milho recém plantado no noroeste gaúcho

Fonte: Carlos Filho/Arquivo Pessoal

A Primavera começa no próximo dia 23, mas quem vai mostrar as caras neste fim de semana é o inverno. Por conta do fenômeno El Niño, as temperaturas ficaram acima da média em várias regiões do Centro-Sul do Brasil. São Paulo teve o segundo mês de agosto mais quente da história e praticamente não foram registradas geadas nas lavouras do Sul do país até agora. No entanto, neste fim de semana, a entrada de uma massa de ar de origem polar vai derrubar as temperaturas e geadas poderão ser registradas no sábado, dia 12, entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná.

ssa geada pode afetar principalmente as pastagens, o fumo, frutas, trigo e até mesmo o milho recém plantado no noroeste gaúcho.

– A região tem apenas 4% das áreas plantadas e o frio intenso pode prejudicar as lavouras – afirma o agrometeorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos.

Em Francisco Beltrão, no Paraná, a mínima prevista para o sábado é de apenas 3 graus, mas como teremos mais instabilidades a chance de geada é menor.

Na sexta, dia 11, a queda da temperatura máxima, normalmente registrada à tarde, já será acentuada. No centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul a máxima não vai passar dos 12 graus e no oeste e sul de Santa Catarina a máxima vai ficar em torno dos 10 a 15 graus.

No entanto, será na madrugada do sábado que o declínio será ainda mais acentuado trazendo o pesadelo da geada para as lavouras de alguns trechos do sul do Brasil bem no final da estação.

Sair da versão mobile