Turismo rural é oportunidade para negócios no interior de Minas Gerais

Projeto da Emater mobiliza moradores de comunidade rural do município de CarangolaO potencial turístico do município de Carangola, na Zona da Mata de Minas Gerais, está mobilizando moradores da comunidade rural de Conceição. O turismo rural é visto como uma oportunidade para realizar bons negócios, atraindo a atenção de visitantes interessados em conhecer a natureza e a comprar os produtos locais.

Por meio do projeto Caminhe pela Vida, idealizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), um grupo de mulheres da localidade vem organizando, há dois anos, caminhadas mensais para grupos de turistas.

Os passeios são programados para ocorrer duas vezes a cada mês, geralmente aos domingos. As caminhadas começam pela manhã e terminam à tarde. Em média, cada grupo de caminhantes é formado por 12 a 15 pessoas. É cobrada uma taxa única, de R$ 15, que inclui café da manhã, almoço e remuneração do condutor.

Hoje, a comunidade de Conceição conta com 12 circuitos, todos passando por lavouras de café, matas, trilhas e estradas. Além de os moradores contarem com a renda do fornecimento do café da manhã e do almoço aos visitantes, também têm a oportunidade de vender produtos como doces, queijos e objetos do artesanato local. A escolha das casas que oferecem as refeições é feita de acordo com a distância de cada circuito percorrido.

Para incrementar o turismo na região, a Emater-MG local planeja capacitar pessoas envolvidas na atividade. A empresa vai ensinar como processar alimentos, utilizando boas práticas de fabricação.