NOVA ROTA

Ucrânia já exportou 1,5 milhão de t de produtos por corredor alternativo

Entre agosto de 2022 a julho de 2023, 32,9 milhões de t de produtos agrícolas foram exportados pelo país para África, Ásia e Europa

navios - ucrânia - soja e óleo de girassol
Foto: Freepik

A Ucrânia está experimentando resultados positivos através de um novo corredor de exportação, embora a necessidade de portos de alto mar no Mar Negro ainda seja vital para a recuperação econômica. O anúncio foi feito por Oleksandr Kubrakov, Ministro do Desenvolvimento Comunitário, Territórios e Infraestruturas.

“A condição número um para a recuperação da economia é a capacidade de exportar através dos portos de alto mar do Mar Negro. A partir do momento em que a Rússia deixou o acordo de grãos, começamos a trabalhar em um novo corredor alternativo. Já temos os primeiros resultados, quase 1,5 milhão de toneladas foram exportadas”, disse o ministro.

Ele também acrescentou que, de agosto de 2022 a julho de 2023, 32,9 milhões de toneladas de produtos agrícolas foram entregues da Ucrânia para os países da África, Ásia e Europa. Mas para exportar um volume maior, é preciso focar na logística de exportação.

“O Danúbio tem uma função muito importante. Quando os portos da Grande Odesa não estavam funcionando, ele assumiu quase 50% de todos os volumes de exportação e importação. Esta é a nossa grande rota alternativa. Cerca de 85% das eclusas do Dnieper estão em estado crítico e, portanto, a necessidade de investimentos de capital para modernização é de US$ 165 milhões”, disse Kubrakov.


Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp! .