Uva niágara temporã é alternativa de renda para produtores de São Paulo

Na região de Indaiatuba, produtores apostam no cultivo durante a entressafra para tentar amenizar prejuízos da primeira safra de uvaViticultores da região de Indaiatuba, no interior de São Paulo, iniciaram o cultivo da uva niágara temporã, feito durante a entressafra. A expectativa dos produtores é de conseguir preços melhores para amenizar os prejuízos da primeira safra de uva. A "poda do meio", ou safra temporã da uva niágara, é uma das saídas que os produtores encontraram para conseguir uma fonte de renda a mais no ano.

A técnica é usada há cerca de 30 anos, e mesmo que a fruta seja inferior à da safra normal, que acontece de novembro a dezembro, a uva temporã permite duas produções por ano.

O produtor Inibaldo Pagotto aderiu ao cultivo e já pode colher um hectare. Para esta safra, ele espera conseguir preços melhores em relação à primeira poda, na qual os valores ficaram em torno de R$ 2,00 por quilo, enquanto ele esperava ao menos R$ 3,00.

O agricultor José Valdomiro Seco também cultiva uva em Indaiatuba e afirma que tem visto o número de viticultores diminuírem a cada ano. Os preços baixos nas últimas safras, junto com as dificuldades de contratação de mão de obra e a especulação imobiliária são os principais problemas. Nos últimos anos, cerca de 500 mil pés de uva foram arrancados para dar espaço à construção de loteamentos. 

Mesmo com a redução do número de produtores, a previsão é de que os preços diminuam nos próximos dias, já que a maior parte do que é produzido na região vai para os entrepostos de São Paulo, que começam a receber uvas de outras regiões do Estado.

Clique aqui para ver o vídeo