PRESSÃO NOS PREÇOS

Valor do café arábica sofre queda com expectativa do fim da safra no Brasil

Quedas acentuadas estão sendo contidas pela boa performance do Petróleo

O café arábica está apresentando valores mais baixos durante a sessão eletrônica na Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE).

O mercado está seguindo a tendência de perdas da última sessão. Os indícios de que o Brasil está chegando ao final da colheita de uma safra bem-sucedida estão exercendo pressão sobre os preços do grão. Entretanto, o desempenho positivo nos preços do petróleo está contendo quedas mais acentuadas.

Os contratos com vencimento em dezembro de 2023 estão sendo negociados a 152,50 centavos de dólar por libra-peso, o que representa uma diminuição de 0,25 centavos ou 0,16%.

Na segunda-feira (28), o café arábica encerrou as operações com preços moderadamente mais baixos.

Durante mais um dia em que os preços flutuaram entre território positivo e negativo, o mercado de Nova York buscou direcionamento ao longo da sessão. A atividade técnica também teve impacto durante o período.

Gradualmente, o mercado está voltando sua atenção para a safra de 2024, à medida que nos aproximamos do período de floração que influenciará a colheita futura.

Há relatos de florações prematuras em algumas regiões que foram afetadas por umidade fora de época, gerando certa apreensão. Isso ocorre porque mais chuvas são esperadas nos próximos dias, o que pode novamente resultar em florações antes do período habitual. Esse cenário pode afetar a qualidade da safra futura.

A valorização do dólar em relação ao real ao longo do dia exerceu um efeito negativo, uma vez que estimula as exportações brasileiras. Além disso, o mercado observou algumas realizações de lucro, após um aumento acumulado de mais de 2% na semana anterior.

O mercado está iniciando a semana mantendo um suporte relativamente confortável acima da marca de US$ 1,50 por libra-peso, mas essa base poderá ser testada diante de notícias desfavoráveis ou da instabilidade do cenário financeiro global.

Os contratos com vencimento em dezembro de 2023 encerraram o dia a 153,85 centavos de dólar por libra-peso, uma queda de 0,40 centavos, equivalente a 0,3%. Já a posição para março de 2024 fechou a 153,85 centavos, registrando uma diminuição de 0,45 centavos, ou 0,3%.

Sob supervisão de Henrique Almeida

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.