Notícias - Soja Brasil

Vazio sanitário termina no Paraná, mas sem chuvas plantio da soja não começa

Segundo a meteorologia, as chuvas devem retornar ao estado já na próxima semana e os acumulados até outubro podem passar dos 230 mm em algumas cidades

O período de vazio sanitário da soja terminou no Paraná neste dia 10 de setembro, com isso os produtores estão autorizados a iniciar a semeadura da oleaginosa. Entretanto o clima seco está inviabilizando este começo de trabalho. Mas, a meteorologia está apontando que as chuvas chegam ainda na próxima semana.

“Estamos muito preocupados pois, normalmente, já teríamos semente no solo, mas esse clima extremamente seco, sem umidade no solo não favorece o plantio”, afirma o presidente da Aprosoja Paraná, Márcio Bonesi.

Segundo a editora de tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, as chuvas devem chegar na próxima semana para o estado. Do dia 16 a 20 de setembro são esperados 15 mm no Paraná. E outros 15 mm na semana do dia 21 a 25 de setembro.

“Até o fim do mês, Cascavel deve receber pelo menos 40 mm de chuvas acumuladas. E em outubro a região terá mais de 190 mm acumulados, favorecendo o plantio”, diz Pryscilla.

Normalmente o plantio começa pelo oeste e noroeste do estado afirma Bonesi. Segundo ele os produtores investiram bastante nesta safra, principalmente em correção do solo, com fertilizantes.

“Se a chuva nos ajudar, esperamos sim quebrar mais uma vez o recorde de produção no estado, com mais de 20 milhões de toneladas. E essa correção do solo que a maioria está buscando é um fator determinante para esse aumento de produtividade”, diz Bonesi.

Veja aqui mais notícias sobre soja