Veja a previsão do tempo para esta semana nas áreas de soja do país

Para ajudar no planejamento desta semana, o Projeto Soja Brasil trouxe a perspectiva de como o clima deve ficar em cada uma das regiões brasileiras. Confira!

A previsão do tempo mudou um pouco nesta semana, se comparado a anterior. Chuvas devem ser registradas em praticamente todas as regiões do país, principalmente do Sul e Norte, com volumes maiores. No Sudeste e Centro-Oeste que viviam tempos secos, devem receber algumas pancadas nesta semana. Veja abaixo a previsão para a semana para cada uma das regiões.

SUL

Nesta quarta-feira, nuvens carregadas se formam sobre boa parte do Sul do país, devido a áreas de instabilidades em níveis mais altos da atmosfera. Além disso, uma região de alta pressão no oceano organiza a entrada de ventos úmidos na região. A chuva ocorre de forma intensa no oeste, sul e leste gaúcho, além do litoral catarinense. Nessas áreas não se descartam riscos para temporais com queda de granizo. Por outro lado, no extremo oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, o tempo firme predomina por conta de uma massa de ar seco. As temperaturas seguem mais amenas, especialmente no sul gaúcho e sudeste catarinense, onde as temperaturas máximas não devem subir tanto por conta do tempo mais fechado.

Na quinta-feira o tempo continua bastante instável na maior parte da região Sul, por conta da formação de área da baixa pressão atmosférica na costa do Rio Grande do Sul, com chuva volumosa e ainda com potencial para temporais no oeste e leste gaúcho, além do litoral de Santa Catarina. Em contrapartida, sobre o noroeste gaúcho há variação de nebulosidade e chove apenas de forma isolada. Nas demais áreas da região, o predomínio é de tempo firme e ensolarado devido a atuação da massa de ar seco. As temperaturas máximas voltam a subir de forma gradativa.

Na sexta-feira, os ventos fortes em altitude favorecem núcleos mais intensos de chuva sobre o oeste e sul gaúcho. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul e grande parte de Santa Catarina, também há previsão de chuva, mas que ocorre em forma de pancadas rápidas e isoladas devido aos ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente. Já no Paraná, a condição para chuvas diminui em todo o estado e o tempo firme predomina ao longo de todo o dia. O dia começa com sensação de frio entre Santa Catarina e o sul do Paraná, e durante a tarde, as temperaturas seguem amenas em áreas do leste da região.

Durante o fim de semana, a condição para temporais diminui sobre a região, mas ainda tem previsão para pancadas isoladas.

SUDESTE

Durante a quarta-feira o tempo fica bastante instável sobre o extremo norte de Minas Gerais devido a formação de uma área de instabilidade no alto da atmosfera. Nuvens carregadas e núcleos de chuva intensos se formam ao longo do dia e há riscos para temporais com queda de granizo. Chove também em áreas do leste paulista, sul mineiro e no estado do Rio de Janeiro por conta de ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente. Já nas demais áreas da região Sudeste, o tempo firme predomina, ainda sob a influência da massa de ar seco que atua sobre o interior do país. Com relação às temperaturas, o frio ainda se concentra nas áreas do sul mineiro no início do dia, e durante a tarde, as máximas também ficam mais amenas em boa parte da região.

Na quinta-feira, a formação de uma área de instabilidade a mais de 10km de altura favorece o tempo instável e nuvens bastante carregadas sobre o norte mineiro, ainda com condição para temporais com queda de granizo. Volta a chover sobre o norte do Espírito Santo e na metade norte de Minas Gerais, mas em forma de pancadas rápidas e isoladas. No litoral de São Paulo também há muita variação de nebulosidade e não se descarta o risco para pancadas de chuva até o fim do dia. Nas demais áreas do Sudeste, o tempo firme predomina. As temperaturas ainda são mais amenas em praticamente toda a região.

Na sexta-feira, a condição do tempo muda sobre o Sudeste. A chuva retorna sobre o interior de Minas Gerais e boa parte do estado de São Paulo devido as instabilidades no alto da atmosfera. Em contrapartida, a condição para chuva diminui nas demais áreas do Sudeste e o tempo firme predomina ao longo de todo o dia. As temperaturas voltam a subir de forma gradativa em praticamente todo o estado de São Paulo.

Durante o fim de semana, a tendência é que a chuva volte a perder intensidade sobre toda a região.

CENTRO-OESTE

Durante esta quarta-feira, o tempo firme predomina na maior parte do Centro-Oeste, ainda sob a influência de uma massa de ar seco que atua sobre o interior do país e inibe a formação de nuvens de chuva. Por outro lado, o tempo fica instável sobre o nordeste de Goiás e sobre o norte do estado do Mato Grosso, onde há riscos para temporais e até queda de granizo. Com relação às temperaturas, a sensação ainda é de tempo abafado.

Na quinta-feira, a chuva volta a se espalhar por boa parte da região central do país por conta da formação de uma área de instabilidade no alto da atmosfera. A chuva ainda ocorre de forma intensa sobre o noroeste do Mato Grosso, onde não se descarta o risco para temporais. Tempo seco apenas nas áreas mais ao sul do Centro-Oeste devido a massa de ar seco.

Na sexta-feira, as pancadas de chuva se espalham por boa parte do Mato Grosso, ainda com acumulados bastante expressivos no noroeste do estado. Chove também em pequenas áreas do leste de Goiás e extremo oeste do Mato Grosso do Sul, mas são pancadas rápidas e isoladas. Nas demais áreas da região, o predomínio é de sol entre poucas nuvens e calor.

Durante o fim de semana, a condição para chuvas diminui em praticamente todo o estado do Mato Grosso, com exceção do noroeste, onde ainda há riscos para temporais.

NORDESTE

No Nordeste, o tempo fica bastante instável ao longo desta quarta-feira na maior parte da região. Os maiores acumulados se concentram no litoral norte da Bahia e no extremo norte do Maranhão por conta da Zona de Convergência Intertropical. Nas áreas de Vitória da Conquista, há riscos para temporais e até queda de granizo. Por outro lado, uma massa de ar seco mantém o tempo firme desde o norte baiano até o leste do Rio Grande do Norte. As temperaturas seguem elevadas em toda a região.

Na quinta-feira, a massa de ar seco ganha força sobre o Nordeste e deixa o tempo firme sobre o interior da região. No entanto, as pancadas de chuva ainda se espalham sobre o sul da Bahia, onde não se descarta o risco para algum temporal devido a formação de uma área de instabilidade no alto da atmosfera. Nas áreas mais ao norte do Nordeste também chove por causa da Zona de Convergência Intertropical.

Na sexta-feira, a condição do tempo pouco muda. Ainda com tempo firme em boa parte da região por conta do avanço da massa de ar seco e pancadas de chuva sobre o litoral norte da Bahia e sobre as áreas mais ao norte do Nordeste por conta da ZCIT.

No decorrer do fim de semana, a chuva ainda ocorre de forma generalizada e intensa sobre as áreas mais ao norte do Nordeste.

NORTE

Durante a quarta-feira, o tempo instável persiste sobre todo o Norte do país, especialmente em áreas do oeste do Acre, Amazonas e Pará, onde a chuva é mais volumosa e tem potencial para temporais.

Durante a quinta-feira a chuva ainda ocorre de forma generalizada na maior parte da região, com acumulados bastante expressivos sobre o leste do Amapá. Por outro lado, o tempo firme volta a predominar no leste do Tocantins.

Na sexta-feira a chuva ocorre de forma intensa em áreas do Amazonas, Pará e Amapá por conta das instabilidades tropicais. Tempo firme sobre o sudeste do Pará e metade sul do Tocantins.

Nos próximos dias a chuva persiste na maior parte da região.

Veja mais notícias sobre soja