Venda de abubos cai 5% no primeiro trimestre

Menos demanda de setores como a cana e a alta do dólar influenciaram a quedaA venda de fertilizantes foi mais fraca nos primeiros meses de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Agência Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), no acumulado do primeiro trimestre deste ano, foram entregues 5,59 milhões de toneladas de adubos ao consumidor final. Volume 5% menor, frente ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Reprodução/Canal Rural

Em março, as vendas de fertilizantes totalizaram 1,76 milhão de toneladas no país. A queda se deve com alguns setores, como o de cana-de-açúcar, demandando menos. Com as altas de preços, muitos agricultores postergaram as compras do insumo, na expectativa de recuos.

Para 2015, o dólar valorizado é um fator de sustentação das cotações de adubos, além de defensivos agrícolas e outros insumos agropecuários. Os custos de produção estão aumentando.

Em relação ao vendido em fevereiro deste ano, o volume diminuiu 4,3%, mas na comparação com março de 2014, as vendas aumentaram 5,4%.