Venezuela pode importar mais café em 2010 com queda na produção

Queda de quase 30% este ano deve se manter, no máximo, estávelApós experimentar em 2009 uma forte queda da produção que, segundo a Confederação Nacional de Associações de Produtores Agropecuários da Venezuela (Fedeagro), foi de 27%, os cafeicultores do país estimam que, no melhor dos casos, em 2010 a colheita terá os mesmos níveis, o que sem dúvida levará à escassez do produto.

De acordo com porta-vozes do setor, a produção de café na Venezuela poderá ficar esse ano em cerca de 766,6 mil sacas de 60 quilos, com o agravante de não contar com os estoques acumulados que foram disponibilizados em 2009.

O controle de preços e a baixa rentabilidade repercutem na falta de investimentos nos cafezais, o que tem provocado a queda da produção nacional, que esse ano teve que ser compensada com a compra no exterior de 153.333 sacas para satisfazer a demanda local.

Cafeicultores disseram que se as importações necessárias não forem feitas dentro do prazo, em meados do ano o consumidor começará a enfrentar dificuldades para se abastecer do produto. Essa situação afetará em maior medida o Executivo, que monopolizou mais de 70% do mercado após a nacionalização das empresas Fama de América e Madrid.