ECONOMIA

Vice-governador do RS se encontra com empresários e investidores em SP

A comitiva do RS conheceu as instalações da sede do Grupo J&F, um dos maiores investidores no estado, onde possui 10 unidades fabris

https://youtube.com/watch?v=cDAuqsP2uY8+

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, esteve em São Paulo em uma agenda de encontros com representantes de empresas estratégicas para o estado gaúcho.

A missão teve início com uma reunião bilateral envolvendo 50 representantes de empresas da Arábia Saudita, país que já possui investimentos no Brasil, especialmente voltados para a segurança alimentar por meio do abate halal, destinado a adeptos do Islã.

Um dos pontos centrais da agenda foi a visita à sede da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), onde Gabriel Souza se encontrou com membros da Associação de Inspeção e Quarentena da China.

O objetivo principal desse encontro foi tratar de temas de interesse chinês no âmbito do setor de proteína animal, com destaque para a busca do reconhecimento dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Acre como zonas livres da febre aftosa sem vacinação.

O cenário da estiagem no Rio Grande do Sul também foi discutido durante a visita.

Segundo um estudo recente publicado pelo Banco Mundial, o estado foi severamente afetado pela estiagem nos últimos três anos, causando impactos econômicos significativos tanto para o estado quanto para os municípios gaúchos.

O governo estadual está empenhado em buscar investimentos para programas de captação e reserva de água, visando minimizar os efeitos dessa situação e garantir um futuro mais resiliente em relação às mudanças climáticas.

O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, ressaltou a importância das medidas tomadas pelo governo de Eduardo Leite, que permitiram às municipalidades autorizar a reserva de até 25 hectares de água, bem como a implementação de cisternas e perfurações de poços para enfrentar os desafios trazidos pela estiagem.

A tarde foi marcada por visitas estratégicas.

A comitiva gaúcha conheceu as instalações da sede do Grupo J&F, um dos maiores investidores no estado, que possui 10 unidades fabris no Rio Grande do Sul, gerando milhares de empregos e contribuindo para o aquecimento da economia local.

O setor de proteína animal é de extrema relevância para o estado, não apenas no aspecto primário, mas também por sua influência na geração de empregos no campo e na cidade.

Gabriel Souza destacou a importância da visita ao Grupo J&F, não somente como um gesto de cortesia, mas também para conhecer o plano de investimentos e possíveis expansões no Rio Grande do Sul.

O governo estadual está trabalhando ativamente para atrair novos investimentos, ampliação de fábricas e novos negócios que impactem positivamente a população, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico e social do estado.