A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reuniu-se nesta sexta-feira, 17, em Hanói com o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuân Phúc. Segundo a pasta, os dois trataram da abertura de mercado para alguns produtos. “O Brasil quer vender melão e bovinos vivos para o Vietnã e os vietnamitas desejam exportar camarão e peixes”, informou. Ainda conforme a pasta, como as tratativas ‘estão em processo final’, a abertura para esses produtos pode ser anunciada em 30 dias.
O primeiro-ministro propôs que o Vietnã seja porta de entrada para os produtos agropecuários do Brasil e do Mercado Comum do Sul (Mercosul) no continente asiático. “A proposta foi bem-recebida por Tereza Cristina”, disse a pasta na nota.
“Nessa troca de visitas entre delegações brasileiras e vietnamitas, podemos colocar como um dos temas a atração de investidores brasileiros para fazer como se fosse um hub de entrada de produtos para atingir esse mercado asiático”, destacou a ministra.
Vietnã é um importante parceiro comercial para o Brasil. Quando a gente trata de comércio a gente não trata de ideologia. O país se apresenta como uma economia de livre mercado. Um resumo da nossa primeira agenda por aqui e do que podemos comercializar. pic.twitter.com/2sIc14xu5h
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) 17 de maio de 2019