Visita de pré-candidatos dá tom político à Agrishow

Nesta quinta, foi o dia das caravanas de agricultores, o dia de maior movimentação do público na feiraOs pré-candidatos a presidência da República Dilma Roussef e José Serra visitaram nesta quinta, dia 29, a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Tradicionalmente, é o dia de maior movimentação de público na feira. A visita dos presidenciáveis deu um tom político ao evento.

Dilma Roussef chegou ao local por volta do meio-dia. Cumprimentou algumas pessoas, posou para fotógrafos e até subiu em um trator usando um chapéu de palha. Dilma esteve também com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq) e falou para jornalistas e visitantes no parque. Dilma disse que os programas de governo como o Mais Alimentos, para os pequenos agricultores, e o Plano de Sustentação de Investimentos (PSI), para a indústria, ajudaram no crescimento do setor de máquinas do país. Dilma falou também sobre a questão das invasões de terra e sobre o aumento da taxa de juros anunciada nesta quinta, dia 29, pelo Copom. 
 
José Serra chegou às 16h da tarde no parque da Agrishow. Ele também distribuiu cumprimentos e posou pra fotos. Na coletiva de imprensa, disse que, se eleito, vai privilegiar a produção brasileira. Ele defendeu que o campo precisa de um seguro agrícola. Serra também comentou sobre as invasões de terra e a alta dos juros.

A previsão dos organizadores é de que 140 mil pessoas passem pela Agrishow nos cinco dias de feira. Boa parte passou nesta quinta, dia das caravanas de agricultores.  Já é tradição este movimento maior no penúltimo dia da feira. O pessoal vem ver as atrações que há no local, as máquinas modernas e os equipamentos.

Dilma e Serra, porém, pouco viram ou falaram com os agricultores. Teriam o que dizer se tivessem feito isso. A agenda dos pré-candidatos numa das maiores feiras agrícolas do Brasil se resumiu a visita aos estandes, aos empresários, as autoridades.