Agricultura

Você viu? Entenda os impactos no clima com o fim do Lã Niña

Essa foi a notícia mais lida da semana sobre agricultura no portal do Canal Rural. Completam a lista a descoberta de uma fraude em carga de soja, apreensão de grãos e muito mais

Em atualização na semana passada, a Agência de Meteorologia e Oceanografia Norte Americana (NOAA) indicou que a passagem do La Niña no oceano Pacífico está chegando ao fim, mesmo que algumas partes da atmosfera sobre o Pacífico ainda apresentem uma fraca assinatura do fenômeno.

Essa foi a notícia mais lida da semana sobre agricultura no portal do Canal Rural. Completam a lista a descoberta de uma fraude em carga de soja, apreensão de grãos e muito mais; confira!

5º Dívidas do produtor: programa pode perdoar até 100% de juros e multas

daoud
Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

Os juros, multas e encargos das dívidas ativas de produtores com a União podem ser perdoados com o Programa de Retomada Fiscal. A normativa do programa foi tema do Direto ao Ponto do último domingo, 18, que contou com a presença do procurador-geral da Fazenda, Cristiano Neuenschwander.

“É um programa bem amplo, e também traz, tal qual o Refis, a possibilidade de fazer uma renegociação da dívida com descontos que incidem sobre juros, multas e encargos, podendo até perdoar 100% disso e também permite prazos alongados”, afirmou. Veja a entrevista completa, aqui. 

4º Produtor não cumpre contrato de venda à Amaggi e tem soja apreendida

soja
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

A Justiça de Mato Grosso decidiu em favor da trader Amaggi em processo contra três produtores da região de Diamantino (MT), que realizaram vendas da safra 2020/21 de soja e não cumpriram com o contrato.

A juíza da 7ª Vara Cível de Cuiabá, Ana Paula Miranda, determinou a apreensão urgente de 1,32 mil toneladas da oleaginosa. O volume equivale a 22 mil sacas. Anteriormente, a Justiça havia decidido pela apreensão de 1,2 mil toneladas, mas o contrato entre as partes previa que, em caso de atraso na entrega, os produtores teriam que arcar com uma multa de 10%. Foram acrescentadas, por conta disso, 120 toneladas ao total. Veja os desdobramentos do caso. 

3º Fraude em carga de soja é descoberta no Porto de Rio Grande no RS

Foto: Polícia Civil de Goiás

Receita Federal, que atua no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, conseguiu impedir que uma carga de soja adulterada deixasse o Brasil, com destino à Ásia.

Um caminhão, com placas da cidade de São Luiz Gonzaga, no noroeste do estado, chamou a atenção dos funcionários do porto no momento de inspeção da carga. Os fiscais da Receita Federal foram chamados e descobriram que o veículo não transportava apenas soja. As 29 toneladas de soja estavam separadas por uma barreira de borracha, onde havia embaixo um carregamento de 5.890 quilos de areia. Saiba mais. 

2º Neutralidade climática deve provocar chuva acima da média nos próximos 3 meses

céu, la niña, tempo
Foto: Pixabay

O fenômeno climático La Niña pode perder força ao longo dos próximos meses provocando uma neutralidade climática, onde as temperaturas ainda são influenciadas pelo fenômeno. Segundo a previsão do tempo, essa neutralidade vai impactar nas condições do clima no decorrer do inverno e começo da primavera. Veja mais, aqui.

1º Fim do Lã Niña? Entenda os impactos no clima nos próximos meses

chuva
Foto: Pixabay

Em atualização na semana passada, a Agência de Meteorologia e Oceanografia Norte Americana (NOAA) indicou que a passagem do La Niña no oceano Pacífico está chegando ao fim, mesmo que algumas partes da atmosfera sobre o Pacífico ainda apresentem uma fraca assinatura do fenômeno.

“O importante é olhar para frente e o cenário para o fim do outono e decorrer do inverno é de neutralidade, sem El Niño ou La Niña. A chance de neutralidade sobe para 80% no trimestre maio-junho-julho, enquanto a de La Niña despenca para menos de 20%”, explica a editora-chefe de meteorologia do Canal Rural, Pryscilla Paiva. Saiba mais.