Agronegócio

Você viu? instituto dos EUA admite maior possibilidade de La Niña

Completam o ranking das mais lidas o clima que pode colaborar com a safra norte-americana, atualizações sobre acordo comercial entre China e EUA e extensão do auxilio emergencial, confira!

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos atualizou nesta quinta-feira, 14, sua projeção para o clima e admitiu a possibilidade de La Niña no verão de 2021. O órgão prevê a manutenção da neutralidade climática durante o inverno e primavera de 2020 no Brasil. Essa foi a noticia mais lida da semana sobre agricultura no portal de noticias do Canal Rural.

Completam o nosso ranking o clima que pode colaborar com a safra norte-americana, atualizações sobre acordo comercial entre China e Estados Unidos, veto do presidente Jair Bolsonaro sobre a extensão do auxilio emergencial e muito mais, confira!

5º China isenta mais 79 produtos dos EUA de tarifas comerciais

Presidente da China, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em encontro em 2017, acordo comercial

O gabinete da China anunciou nesta terça-feira, 12,  que vai isentar mais produtos dos EUA de tarifas punitivas impostas durante a disputa comercial entre os dois países, a partir da próxima terça-feira, 19 e que serão validos até 18 de maio de 2021.

Bens americanos que ficarão isentos da tarifação extra incluem produtos químicos e têxteis, segundo comunicado divulgado pelo Ministério de Finanças chinês. Não está claro quantos dos 79 tipos de produtos incluídos na última lista de isenção da China foram importados no ano passado. Entenda.

4º Previsão do tempo: regularização de chuvas pode atrasar na safra 20/21

soja Piauí chuva
Foto: Pedro Silvestre

É consenso entre meteorologistas do Instituto Internacional de Pesquisas para Clima e Sociedade (IRI), da Universidade de Columbia, e do Centro de Previsões de Clima (CPC): modelos números apontam para La Niña no fim do segundo semestre de 2020.

De acordo com especialistas, o cenário será de neutralidade climática no inverno e início da primavera de 2020 e de inclinação à La Niña no fim do ano, com 45% de chance no trimestre novembro, dezembro e janeiro. “Ainda não é uma porcentagem muito alta, mas esse número vem crescendo a cada relatório”, diz a meteorologista Nadiara Pereira. Saiba mais, aqui. 

3º Bolsonaro veta auxílio emergencial a agricultor familiar e caminhoneiro

Jair Bolsonaro, presidente da República
O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira, 14, a extensão do auxílio emergencial de R$ 600 para novas categorias profissionais, mas vetou o benefício para agricultores familiares, pescadores profissionais e artesanais,  aquicultores, silvicultores, técnicos agrícolas e caminhoneiros. A sanção foi publicada na madrugada desta sexta-feira, 15, no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo presidente e os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e da Mulher, Damares Alves. Confira a notícia completa. Confira a notícia completa.

2º Clima deve colaborar com a safra americana até julho pelo menos

EUA, Estados Unidos
Foto: Pixabay

Em 2019, a safra dos Estados Unidos de grãos sofreu com inundações bem na época do plantio, consequência do El Niño. Este ano, no entanto, as chuvas estão mais favoráveis aos trabalhos de campo. “O que tem preocupado alguns produtores, de forma pontual, é o frio. Registrou-se geadas em áreas de trilho e milho”, comenta a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva.  Saiba mais.  Saiba mais. 

1º Previsão do tempo: instituto dos EUA admite maior possibilidade de La Niña 

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos atualizou nesta quinta-feira, 14, sua projeção para o clima e admitiu a possibilidade de La Niña no verão de 2021. O órgão prevê a manutenção da neutralidade climática durante o inverno e primavera de 2020 no Brasil.

Esta foi a primeira vez que o NOAA convergiu com as previsões do Instituto Internacional de Pesquisas para Clima e Sociedade (IRI), da Universidade de Columbia, sobre a influência do fenômeno nos próximos meses

. Veja a previsão completa aqui.