Agricultura

WhatsApp: ministério divulga número para produtores relatarem problemas

Segundo secretário de Agricultura Familiar, a pasta pretende monitorar e ajudar a solucionar dificuldades enfrentadas por produtores em meio à pandemia

celular, smartphone, whatsapp
O número de WhatsApp disponibilizado pelo Ministério da Agricultura é (61) 9873-3519. Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura começou a divulgar nesta quarta-feira, 13, nas redes sociais, um número de WhatsApp para contato direto com produtores rurais. Por meio deste canal, a pasta pretende monitorar e ajudar a solucionar situações de perda, conflitos na produção, dificuldades de acesso a crédito ou a programas do governo federal, entre outros. Uma equipe da diretoria de Cooperativismo e Acesso a Mercados foi separada para acompanhar as solicitações que chegarem pelo aplicativo de mensagens.

“A ministra estava bastante angustiada com algumas demandas que ela vinha recebendo. A gente sabia que existiam problemas por ouvir falar. O contato [dos produtores] costuma ficar mais com as prefeituras, Ematers, superintendências. Pra solucionar isso, definimos ter um canal de comunicação para receber os conflitos e poder atuar sobre eles”, explicou o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke.

O secretário informou que da noite de quarta até o meio da tarde desta quinta-feira, 14, o ministério recebeu cerca de 20 contatos. Um deles de uma diretora de colégio que buscava orientações sobre a compra de alimentos para a merenda escolar. “Temos uma cartilha pronta de orientação pra diretores de escola e pudemos entregar ‘na mão dela'”.

Aberto a diferentes demandas, tudo que for recebido via WhatsApp será tabelado. De acordo com Schwanke, caso as dúvidas e problemas encaminhados não possam ser solucionados imediatamente, eles serão colocados em uma fila por ordem de prioridade. No caso de iminente perda de mercadorias, a perecibilidade será o principal critério de urgência.

“Vamos supor que um produtor vai perder a produção dele, porque não tem pra onde escoar, o restaurante fechou, o hotel também. Se o município estiver apto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, vamos por lá. A gente tem acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Supermercados, podemos tentar canalizar produção para algum mercado. Isso foi feito com as flores. Nesse sentido, também podemos ajudar cooperativas, por exemplo. Sabemos que não vamos conseguir solucionar 100% dos casos, mas vamos nos esforçar pra dar suporte ao maior número de casos possíveis”, declarou Schawanke.

O número de WhatsApp disponibilizado pelo Ministério da Agricultura é (61) 9873-3519.

 

Imagem de divulgação veiculada nas redes sociais do Ministério da Agricultura