Agronegócio

Organização da Agrishow estima R$ 2,9 bi em negócios, alta de 6,4% sobre 2018

Setor de grãos, café, frutas e cana relatou alta de 5% na intenção de negócios, diz coordenador da exposição; na armazenagem, houve queda de 13%, já que faltaram recursos para a área

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Agrishow 2019 também registrou recorde de público: 159 mil visitantes. Foto: Alexandre Lombardi/New Holland

A movimentação de negócios durante a 26ª Agrishow, encerrada nesta sexta-feira, dia 3, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, deve alcançar R$ 2,9 bilhões, informaram os organizadores. O valor representa uma alta de 6,4% ante os R$ 2,7 bilhões de 2018 e ficou um pouco abaixo da estimativa inicial, de R$ 2,97 bilhões em negócios captados.

Se confirmado, o montante será recorde em 26 edições da feira, superando o do ano passado e o de 2014, que tiveram o mesmo volume de negócios. O evento deste ano também registrou recorde de público, 159 mil visitantes.

Segundo o coordenador do conselho de expositores da Agrishow, Pedro Estevão, o setor de grãos, café, frutas e cana relatou alta de 5% na intenção de negócios; o de armazenagem apontou queda de 13%. “Esse setor foi o único que chegou à feira sem recursos do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) e trouxe influência na queda de vendas”, explicou.

Por outro lado, com os recursos para o crédito agrícola setorial, a área de irrigação contabilizou aumento de 35% na intenção de negócios.

Já o segmento de máquinas para pecuária avançou 4% na Agrishow 2019 ante 2018.
Os organizadores confirmaram que Francisco Matturro, presidente da Agrishow, foi reconduzido para um novo mandato, de dois anos, ou seja, até a edição de 2021.

Em 2020, a maior feira de agronegócios da América Latina será realizada de 27 de abril a 1º de maio na cidade do interior paulista.