Agronegócio

Ministérios se unem para promover agricultura familiar no turismo rural

O objetivo é promover o fortalecimento do setor, por meio do incentivo, comercialização e promoção de produtos e serviços dos produtores rurais

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Foto: Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

Os ministérios da Agricultura e do Turismo firmaram um acordo para fortalecer a agricultura familiar no turismo rural, por meio do incentivo, da comercialização e da promoção de produtos e serviços desses produtores. O anúncio aconteceu na quinta-feira, 1 durante a Abav Collab, uma das maiores feiras internacionais de negócios de turismo no Brasil.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, parabenizou e desejou sucesso para a iniciativa. “Essa é uma parceria muito interessante, é um nicho de mercado que sempre sonhamos em ter, para que as pessoas da cidade conheçam o homem do campo, a sua maneira de viver, como ele produz, a gastronomia que tem na área rural. E, além desse intercâmbio entre o homem da cidade e o homem do campo, vai também trazer renda para o pequeno agricultor da agricultura familiar”, disse.

O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, ressaltou que estão entre os impactos positivos da atividade turística na agricultura familiar a valorização do homem do campo e sua cultura, a preservação do ambiente natural, o resgate das raízes rurais brasileiras e a integração entre campo e cidade, com o aumento da conscientização ambiental tanto daqueles que vivem da terra, como daqueles que a visitam, construindo um relacionamento de respeito entre homem e natureza, cidade e campo.

“O turismo gastronômico, por exemplo, é um grande potencial para a agricultura familiar, aproximando as pessoas da cidade e os turistas da nossa gastronomia típica do meio rural brasileiro e gerando renda ao pequeno produtor. Hoje, em função da própria pandemia, as pessoas dos grandes centros urbanos têm procurado destinos turísticos mais próximos das suas cidades. E, na nossa opinião, essa é uma tendência que veio para ficar. O turismo dentro do Brasil, o turismo rural, para dentro das raízes do nosso país, onde nasceu o Brasil, onde são produzidos os cafés e queijos especiais”, afirmou.

A previsão de crescimento do turismo doméstico é reforçada pelo secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William Cordeiro. “Este ano de 2020 foi eleito pela Organização Mundial do Turismo como o Ano do Turismo Rural. Algumas projeções sobre a retomada do turismo pós pandemia demonstram o crescimento do turismo doméstico, por meio da realização de viagens curtas, onde as pessoas buscarão contato com a natureza, atividades e experiências ao ar livre junto com amigos e familiares”, disse.

Cordeiro também ressalta que o turismo rural representa uma alternativa de renda para o campo. “Ele ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos. É com este propósito que o Ministério do Turismo e o Ministério da Agricultura vem trabalhando em ações de promoção e fortalecimento do turismo rural e dos produtos e roteiros da agricultura familiar”, explica.

Dentre os resultados esperados com a parceria estão a ampliação tanto da oferta de serviços do turismo rural quanto de mercado para os agricultores familiares e suas organizações representativas, além da promoção do turismo rural com foco na produção associada, a valorização da produção familiar e consequente geração de renda, por meio do acesso ao mercado do turismo.

Oportunidades

A presença predominante da agricultura familiar no meio rural brasileiro e o expressivo número de empreendimentos e atividades turísticas a ela vinculadas proporcionou o surgimento de uma forma complementar de renda para os agricultores: o turismo rural na agricultura familiar.

Ao mesmo tempo em que representa uma oportunidade para o agricultor familiar, que oferta serviços como hospedagem e alimentação aos visitantes, este segmento, espalhado por todas as regiões do Brasil, proporciona ao turista o compartilhamento de um modo de vida diferente do seu e o conhecimento de um patrimônio cultural e natural no meio rural.

Ao conhecer a propriedade rural, muitas vezes o turista acaba por adquirir produtos artesanais e agropecuários produzidos por agricultores familiares, característicos da região visitada, os chamados produtos associados ao turismo, gerando nova possibilidade de renda e agregando valor ao que é oferecido ao turista.

Outra ferramenta importante para fomentar a agricultura familiar é o turismo gastronômico, que proporciona experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, valorizando a história, a cultura e o meio ambiente de determinada região. Para a agricultura familiar o turismo gastronômico enaltece o conhecimento tradicional, passado através de gerações, demonstrando a importância da alimentação saudável e da origem dos alimentos.