Agronegócio

PIB da Agropecuária: Ipea estima crescimento de até 2,5% em 2020

O resultou positivo deve-se ao avanço de 3,1% do valor adicionado pela lavoura – a soja, cuja safra 19/20 já foi colhida, e se mantém como principal componente do índice

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou nesta terça-feira, 26, a projeção do Produto Interno Bruno (PIB) da agropecuária. Apesar da pandemia do novo coronavírus, o PIB do setor deve registrar crescimento de 2,5% em 2020. Caso se considere a safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o crescimento deve ser de 2,3%. Em abril, a entidade estimava que a economia do setor iria crescer 2,4% em 2020, contra os 3,8% previstos em março.

O resultou positivo, de acordo com instituto, deve-se ao avanço de 3,1% do valor adicionado pela lavoura – a soja, cuja safra 2019/2020 já foi colhida, se mantém como principal componente do PIB agropecuário. Para o valor adicionado pela pecuária, a expectativa é de alta de 1,5% em 2020.

“Além do cenário-base, a entidade simulou o PIB agropecuário para um cenário de estresse, em que parte da produção é mais afetada por eventos adversos, especialmente os relacionados à pandemia da Covid-19. Mesmo nesse novo cenário, o setor agropecuário permanece com um desempenho positivo, com um crescimento de 1,3% para 2020, sustentado principalmente pela lavoura”, diz o estudo.

Pecuária

Para a pecuária, a queda na produção de carne bovina constatada no primeiro trimestre de 2020 sinaliza que esse segmento ainda permanece como a principal fonte de risco para o resultado do PIB agropecuário. O cenário de estresse manteve a queda de 6% na produção de carne bovina em 2020.

A partir do início das políticas de distanciamento social, observou-se a substituição nos padrões de consumo,
com uma queda nos food services e a preferência por cortes menos nobres e mais baratos. A queda no segmento de carne bovina, no entanto, pode acabar favorecendo outras proteínas, como as carnes suínas e de frango, para as quais estimaram-se aumentos de 2,8% e 3,9%, respectivamente.

No entanto, levando em consideração o resultado já mencionado de crescimento de 7,5% na produção de suínos no primeiro trimestre de 2020, talvez o crescimento anual seja ainda maior que 2,8%.

Soja 

O crescimento do PIB da lavoura é explicado principalmente pelas altas expressivas nas safras de soja. A estimativa da Conab sugere uma nova safra recorde de soja, com um crescimento de 4,6% a 6,7%. A produção de
soja já estava na fase da colheita quando eclodiu a crise do novo coronavírus.

Para a safra 2020-2021, que será plantada no segundo semestre, o USDA já aponta um novo recorde de produção para o Brasil, o que mantém a soja como o principal componente do PIB agropecuário.