Agronegócio

Previsão é de pouca chuva no Sul-Sudeste e maiores volumes no Norte

No interior do Brasil, o tempo continua seco e a temperatura deve subir cada vez mais, chegando perto de 40ºc e favorecendo o aumento no número de queimadas

As imagens de satélite desta terça-feira mostram uma área de baixa pressão na altura da costa, entre o Sul e o Sudeste do Brasil. Esse sistema é responsável pela variação de nebulosidade e condição de chuva. Até o final dessa semana, há previsão de chuva muito fraca entre o leste de Santa Catarina, Paraná e o litoral paulista, de acordo com o instituto de meteorologia Somar. Também tem previsão de chuva entre o norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas ainda com baixos acumulados — no máximo, 15 a 20 milímetros.

O extremo Norte do Brasil segue com os maiores acumulados de chuva, chegando a 30 milímetros, e ao longo da costa do Nordeste, principalmente faixa leste da região, ainda tem previsão de chuva.

O interior do Brasil continua com tempo seco. A temperatura deve subir cada vez mais, chegando perto dos 40ºc durante a tarde. A combinação de tempo seco e quente vai favorecer o aumento no número de queimadas.

Entre os dias 9 a 13 de agosto, a chuva atinge a região Sul do Brasil, mas apenas de maneira muito fraca, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesse período, a chuva volta a aumentar no extremo Norte do País, chegando a 30, 40 milímetros, e deve continuar chovendo na costa do Nordeste, principalmente na faixa leste.