Agronomia Sustentável

Cooperativismo no agro paranaense é o destaque do Agronomia Sustentável

Terceiro episódio da quarta temporada visitou cooperativas e detalhou o papel das engenharias neste sistema de sucesso

Os últimos dois anos foram os melhores da história do cooperativismo do Paraná, de acordo com a Ocepar. Apenas no segmento do agro, o estado já conta com cerca de 200 mil associados, sendo a maioria de pequenos produtores, em 60 cooperativas. O terceiro episódio da quarta temporada do programa Agronomia Sustentável destaca o potencial da agricultura familiar e o papel das engenharias no setor.

Exemplo de atuação no ramo, o engenheiro agrônomo Frederico Cauduro lembra que o papel do profissional no cooperativismo vai desde a base, passando pelo quadro social das organizações, em suas atividades produtivas essenciais e, também, no impulsionamento da produtividade para melhoria dos rendimentos dos produtores.

A equipe do programa visitou cooperativas para mostrar o fluxo e o escoamento da produção, bem como o trabalho da Federação de Cooperativas de Agricultura Familiar do Paraná.

O programa Agronomia Sustentável é uma realização do Conselho Federal e Regional de Engenharia e Agronomia (Confea e Crea), Mútua e Canal Rural. os episódios vão ao ar aos sábados, às 9h, com reprise no domingo, às 7h30 (horários de Brasília).