Agricultura

Café: Bolsa de NY dispara com sentimento de aperto na oferta

Cenário macro mais favorável também impacta no preço do grão

A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica fechou a sessão de terça-feira (31) com cotações expressivamente mais altas.

+ Sumiço de US$ 120 milhões expõe crise no setor cafeeiro da Colômbia

Os contratos com entrega em março deste ano do café arábica encerraram a sessão negociados a 181,75 centavos de dólar por libra-peso. O valor representa alta de 11,10 centavos (+6,5%) ante ao fechamento anterior. Dessa forma, acumulou ganho de 8,6% em janeiro. No fechamento, maio de 2023 tinha cotação de 181,70 centavos (também alta de 6,5%).

O mercado disparou com cobertura de posições vendidas e um cenário macroeconômico mais positivo, alcançando os patamares mais elevados desde o final de dezembro.

Preços futuros do café arábica

Café. Café em pó. Café moído. Embalagem de café
Foto: Wenderson Araujo/CNA

Segundo operadores, os futuros do café arábica vêm sendo puxados nas últimas semanas por uma elevação nos prêmios no mercado físico brasileiro para o maior patamar dos últimos dez anos. Esse indicativo de aperto na oferta, combinado com o cenário macro mais amigável, levou especuladores a cobrirem posições vendidas em café arábica, depois que o mercado atingiu mínimas de um ano e meio mais cedo neste mês.

Em 11 de janeiro, o primeiro contrato bateu em 142,05 centavos por conta de preocupações com a demanda global de commodities. Com informações da agência de notícias Reuters.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.