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Etanol: preço médio volta a cair no Brasil

Valor do litro, no entanto, subiu em 12 estados e no Distrito Federal

Os preços médios do etanol hidratado subiram em 12 estados e no Distrito Federal na última semana, caíram em outros oito e ficaram estáveis em cinco, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. No Amapá, não foi possível a comparação visto que não houve apuração de preço.

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Nos postos pesquisados pela ANP em todo o país, o preço médio do etanol caiu 0,26% na semana em relação à anterior, de R$ 3,85 para R$ 3,84 o litro. Em São Paulo — principal estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados —, a cotação média caiu 0,27% na semana, ficando em R$ 3,76 ante R$ 3,77 o litro nos sete dias anteriores.

O Espírito Santo registrou a maior queda porcentual de preços na semana, de 5,10%, de R$ 4,51 para R$ 4,28. Já o Amazonas foi o estado com o maior avanço de preços na semana, de 5,11%, de R$ 3,72 para R$ 3,91 o litro.

O preço mínimo registrado na semana para o etanol em um posto foi de R$ 3,19 o litro, em São Paulo, e o menor preço médio estadual, de R$ 3,60, foi registrado em Sergipe. O preço máximo, de R$ 5,99 o litro, foi verificado em postos do Rio Grande do Sul. O maior preço médio foi registrado em Roraima, com R$ 4,85 o litro.

Na comparação mensal, o preço médio do biocombustível no Brasil subiu 3,78%. O estado com maior alta porcentual no período foi Mato Grosso, com 12,12% de aumento no período, de R$ 3,30 para R$ 3,70 o litro. A maior baixa porcentual ocorreu em Rondônia (-1,31%), de R$ 4,57 para R$ 4,51.

Paridade: etanol x gasolina

etanol - rodrigo garcia - icms
Foto: Agência Brasil

Na semana passada, o etanol não era competitivo em relação à gasolina em nenhum dos 26 estados ou o Distrito Federal. Conforme o levantamento ANP, na média dos postos pesquisados no país, o etanol está com paridade de 76,65% ante a gasolina. Portanto, o biocombustível desfavorável ante o derivado do petróleo. Executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado.

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