Diversos

Fórum Planeta Campo aponta cenários do agro sustentável pós-COP26

Evento reúne líderes da delegação brasileira em Glasgow, iniciativa privada e pesquisadores, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural

O Fórum Planeta Campo promove, no dia 30 de novembro, em São Paulo, debates de alto nível sobre os modelos de produção sustentável da agropecuária brasileira, seus desafios e oportunidades pós-COP26.

Organizado e transmitido pelo Canal Rural, o evento vai reunir lideranças da delegação do Brasil na reunião de cúpula realizada em Glasgow, na Escócia, autoridades políticas e representantes da iniciativa privada com foco em apontar os novos cenários sobre o tema sustentabilidade para o setor.

integração pecuária-floresta
Foto: Lilian Alves/Embrapa

“O Fórum Planeta Campo trará informação estratégica sobre a COP26 ao grande público do agro. Teremos a satisfação de reunir pessoas que protagonizam os avanços do país como potência agroambiental e gerar sinergias para o setor”, comenta o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino.

Além da abertura com autoridades e lideranças do segmento, o Fórum Planeta Campo contará com quatro painéis para abordar os desdobramentos da COP26 e diferentes aspectos da sustentabilidade na agropecuária.

O painel 1 tem como tema, justamente, COP 26: os compromissos do agro, para detalhar os acordos firmados pelo país relativos ao setor. Serão painelistas Fernando Camargo, secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura; Paulino Franco de Carvalho Neto, embaixador do Brasil na COP 26; e Eduardo Assad, professor da Fundação Getúlio Vargas.

Os painéis seguintes trazem conteúdo sobre iniciativas, tecnologias e práticas que demonstram o protagonismo e as soluções da produção nacional com foco em sustentabilidade. O painel 2, Pecuária sustentável na prática, mostra como a atividade no Brasil segue por um caminho mais rentável e sustentável. Entre as práticas adotadas, estão o consórcio entre culturas e suas variações, manejo de pastagem, redução de ciclos produtivos e mitigação das emissões de metano.

Já o painel 3, Baixo carbono: o protagonismo da agricultura, trará as iniciativas que já fazem do Brasil um campeão da sustentabilidade para ajudar o país a cumprir os compromissos ambientais assumidos. O painel dará foco às iniciativas em soja, algodão e café, além das tecnologias do Plano ABC+.

Por fim, o painel 4, Transformação social por meio da sustentabilidade, aponta que fatores econômicos e ambientais caminham lado a lado do elemento social para elevar a qualidade de vida da população por meio de projetos inspiradores que potencializam resultados, sinergias e entregas para o bem comum.