Agricultura

Viu esta? Agricultores protestam contra a proibição de defensivo

Produtores rurais foram às ruas em demonstração de descontentamento com medida validada por tribunal

Uma recente decisão adotada pelo Tribunal da União Europeia provocou revolta em agricultores da França. No mês passado, o órgão anulou a política francesa que permitia um defensivo usado na cultura da beterraba, mas que era proibido em demais países do bloco europeu. O produto em questão é a base de neonicotinoides.

+ Crédito rural, estiagem no RS e gripe aviária são desafios neste início de governo, diz Miguel Daoud

Com a decisão do tribunal da UE, agricultores protestaram. Entre outras ações, manifestações foram realizadas em plenas ruas e avenidas de Paris. Para isso, segundo a Rádio França Internacional (RFI), cerca de 500 tratores foram usados. Além disso, os atos contaram com a participação de mais de dois mil trabalhadores rurais.

Em meio ao protesto, agricultores reforçaram que a proibição do uso de mais um defensivo no solo francês amplia o temor de um declínio ainda maior na produtividade de beterraba no país. O fechamentode fábricas de açúcar foi outra preocupação externada pelo grupo.

“Os meios de produção não podem ser banidos” — Cyril Milard

“Queremos mostrar ao governo que os meios de produção não podem ser banidos sem alternativa”, afirmou o produtor Cyril Milard. A França é o segundo maior produtor mundial de beterraba, que pode ser usada para produzir açúcar branco e mascavo refinado.

Protesto de agricultores por causa de defensivo e mais

BNDES
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O protesto de agricultores por causa da proibição do uso de um defensivo chamou a atenção do público que acompanha o Canal Rural na internet. A notícia sobre o assunto mais a lida da seção ‘Agricultura’ do site ao decorrer da semana.

Fora a manifestação registada na França, os outros temas que formam o top five de maiores audiência da vez envolvem o registro de um herbicida inédito no Brasil, uma fala sobre oportunidades para o agronegócio nacional na China e suspensão de linhas de crédito rural por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Confira, a seguir, os cinco conteúdos mais lidos na semana na seção de ‘Agricultura’ do site do Canal Rural:

5 — Ministério da Agricultura registra herbicida inédito no Brasil

4 — Gerente da CNA na China destaca oportunidades para o agro brasileiro

3 — BNDES suspende 9 linhas para financiamento e crédito rural

2 — Miguel Daoud: Afirmação de Fávaro sobre linhas de crédito do BNDES é recado para o agronegócio

1 — Agricultores protestam contra a proibição de defensivo

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.