Conheça as principais doenças que atingem aves | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conheça as principais doenças que atingem aves

Produtores podem se precaver ao conhecer vírus e bactérias que afetam a criaçãoVocê sabia que a coriza infecciosa e a gripe aviária possuem sintomas semelhantes mas afetam as aves de formas diferentes? Pensando em ajudar os criadores a distinguir as patologias, o Canal Rural listou as principais doenças que acometem os animais.

Doença de Newscastle

Causada pelo Vírus da Doença de Newcastle (NDV), a enfermidade preocupa também devido ao impacto na economia, já que o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. A patologia atinge tanto aves domésticas quanto silvestres. Em alguns países, é considerada endêmica, o que gera embargos econômicos nas regiões produtoras. Ela é facilmente confundida com outras doenças, por isso é necessário que um médico veterinário seja procurado em caso de suspeita.

Salmonelose

A salmonelose é provocada por bactérias e causa três tipos de doença: pulorose, tifo aviário e paratifo aviário. As enfermidades podem acometer as aves em qualquer idade, sendo mais comuns em jovens. A alta densidade de alojamento de animais aves favorece a instalação, multiplicação e disseminação de agentes patogênicos. Atualmente, as enfermidades são razoavelmente controladas por vacinação e monitoramento.

Laringotraqueíte infecciosa

A laringotraqueíte infecciosa é uma doença viral aguda do trato respiratório das galinhas e pode causar grandes perdas econômicas devido à alta taxa de mortalidade. Embora seja controlada em muitos países, podem ocorrer surtos esporádicos. O vírus entra na ave pela via respiratória e se replica na laringe, na traqueia e nos pulmões. Os sinais clínicos aparecem de seis a 12 dias após o contágio e as manifestações podem variar de uma infecção grave a formas mais brandas.

Coriza infecciosa

A enfermidade é bastante comum no Brasil e afeta aves de qualquer idade e linhagem. Entre os sinais clínicos estão: corrimento nasal, catarro, conjuntivite, edema ao redor dos olhos; em alguns casos, ocorre o fechamento das pálpebras e até a destruição do globo ocular. As aves diminuem a postura e ficam com as asas caídas. A ocorrência é mais comum no outono e o diagnóstico é difícil. Além do manejo adequado, para prevenir é recomendado adquirir aves sem problemas respiratórios e de diferentes faixas etárias.

Bronquite infecciosa

É uma doença viral aguda e altamente contagiosa que afeta galinhas em todas as idades . A bronquite atinge além do trato respiratório, os rins e aparelho reprodutivo das aves. O vírus está presente em todos os países do mundo.

Gripe aviária

No Brasil, não existem casos da doença, porém os produtores se mantêm em alerta. A enfermidade é o nome dado a uma variedade do vírus influenza, o H5N1, hospedado por aves, mas que pode infectar os mamíferos. Hoje, a doença está concentrada no sudeste asiático, mas existem casos na Turquia, Romênia e Inglaterra. Além de preocupar os órgãos oficiais de saúde pública, a gripe aviária já trouxe inúmeros prejuízos na economia mundial.

Sair da versão mobile