Descartes e calor reduzem oferta de ovos

Valores do produto voltam a subir, mesmo com qualidade inferior devido ao clima quente

Fonte: Paulo Pinto

Os preços dos ovos voltaram a subir na última semana após as quedas registradas entre o fim de março e o início de abril. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), na região de Bastos (SP), principal produtora do país, os avicultores têm conseguido descartar as galinhas mais velhas, mesmo com os valores do animal sendo considerados baixos. 

Nesse cenário, a oferta de ovos tipo extra e jumbo foi ajustada. Entre 12 e 19 de abril, a cotação do ovo tipo extra, branco, a retirar em Bastos, teve alta de 5,7% passando para R$ 77,97/cx nessa terça, dia 19. O ovo vermelho, a retirar na região de Bastos, se valorizou 5,07% na mesma comparação, passando para R$ 87,82/cx na terça. 

Pesquisadores do Cepea indicam que o forte calor dos últimos dias, principalmente no estado de São Paulo, limita ainda mais a oferta de ovos maiores, já que a temperatura elevada tende a reduzir o consumo de ração e aumentar o de água pelas poedeiras, o que diminui o tamanho dos ovos e compromete a qualidade do produto.