ANÁLISE

Diferença de preços entre os ovos branco e vermelho é a menor desde 2024

Ainda em março essa diferença alcançou o recorde e, desde então, vem recuando de forma contínua, demonstrando o aumento de estoque

ovos
Foto: Freepik

A diferença entre os preços dos ovos tipos extra brancos e vermelhos, recuou em setembro atingindo o menor patamar desde 2024. Isso é o que apontam os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Vale lembrar que esse cenário é visto após os preços das duas variedades de ovos terem alcançado uma diferença recorde em março deste ano. Desde então, a diferença entre os valores das duas variedades tem recuado de forma contínua. 

Segundo pesquisadores do Cepea, o estreitamento gradual entre as duas variedades de ovos reflete o aumento da oferta no mercado doméstico ao longo dos últimos meses, que pressionou as cotações da proteína. 

Dados do instituto mostram que, entre julho e setembro, o preço dos ovos brancos tipo extra, a retirar (FOB) em Santa Maria de Jetibá, caiu 14% em relação ao trimestre anterior, em termos reais (dados deflacionados pelo IGD-DI de agosto/25). 

Ainda assim, a retração na média trimestral dos ovos vermelhos foi ainda mais intensa, de 18% (também em termos reais).

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo