BALANÇO

Exportações de carne de frango do Brasil crescem 6,5% em 2023

Em setembro, os embarques de carne de frango chegaram a 397,1 mil toneladas, volume 0,7% menor que o registrado no mesmo mês do ano passado

carne de frango
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As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 3,905 milhões de toneladas entre janeiro e setembro deste ano, alta de 6,5% em relação ao mesmo período de 2022. Em receita, o crescimento foi de 2,8%, com US$ 7,578 bilhões.

Em setembro, os embarques de carne de frango chegaram a 397,1 mil toneladas, volume 0,7% menor que o registrado no mesmo mês do ano passado.

O total de receitas registrada em setembro deste ano chegou a US$ 719,3 milhões, queda de 13,3% em relação ao mesmo mês em 2022.

“Mantido os níveis atuais, impulsionados pelas vendas para os diversos destinos do produto brasileiro, espera-se que as exportações de 2023 superem a marca de 5 milhões de toneladas”, avalia o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

China segue na liderança

Entre os principais destinos das exportações em setembro, destaque para China, que segue na liderança, com 57,1 mil toneladas, volume 41,6% superior ao registrado no mesmo mês de 2022.

Também foram destaques as vendas para os Emirados Árabes Unidos, com 35,2 mil toneladas (+19,8%), África do Sul, com 20,6 mil toneladas (+9,5%), Coreia do Sul, com 19,4 mil toneladas (+30,7%) e México, com 15,2 mil toneladas (+38,5%).

Paraná é o maior exportador

No levantamento por estado, o Paraná segue como principal exportador de carne de frango do Brasil, com 163,4 mil toneladas embarcadas em setembro, número 8,1% superior ao registrado no mesmo período de 2022. Em seguida estão Santa Catarina, com 85,8 mil toneladas (+6,2), Rio Grande do Sul, com 56,2 mil toneladas (-19,26%), São Paulo, com 21,5 mil toneladas (-12,6%) e Goiás, com 18,9 mil toneladas (+23%).

“A alta capilaridade das exportações de carne de frango do Brasil foram um dos diferenciais nas vendas deste mês, com notável elevação para China, México e nações islâmicas, incluindo o Iraque e a Líbia”, aponta o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.