LITORAL DE SP

Gripe aviária: dois casos são registrados em Itanhaém

Conforme a Secretaria de Agricultura de São Paulo, dois Trinta-reis-de-bando contaminados foram encontrados ontem e hoje

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo acabou de divulgar que dois Trinta-reis-de-bando contaminados por influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) foram detectados em Itanhaém na tarde de quinta-feira (20) e na manhã desta sexta-feira (21).

Com estes novos casos, o estado passa a ter aves silvestres positivadas para a doença nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá, Santos, São Sebastião, São Paulo e Praia Grande.

Para que a população acompanhe a situação, a CDA disponibiliza em seu site, painel com panorama atualizado sobre a doença para consultas a respeito de casos confirmados e atendimentos prestados em todo o território estadual. Para acessar, basta clicar neste link.

Em nota, a Defesa Agropecuária reforçou que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e pediu para que a população siga as orientações do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e não toque em aves que possam apresentar os sintomas clínicos. A infecção humana ocorre por contato direto com aves infectadas.

A Defesa Agropecuária deve ser acionada caso ocorra alguma suspeita da doença ou identificação de aves mortas.

gripe aviária
Trinta-réis-bando. Foto: Wikimedia/Cláudio Dias Timm

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.