Diversos

Manual traz orientações sobre avicultura orgânica

Manual tem como objetivo orientar produtores e profissionais sobre as normas de criação de aves em sistema orgânico de produção

No Brasil, o consumo de alimentos orgânicos vem aumentando significativamente. A ingestão no país passou de 19% para 31% entre 2019 e 2021, como mostram os dados levantados pela Associação de Promoção dos Orgânicos.

O destaque vai para o Centro Oeste, que é a região com maior aumento de consumidores. No centro do país, a preferência entre aqueles que preferem os orgânicos passou de 17% para 39%. Este aumento ocorre pela busca de uma alimentação mais saudável, como explica a diretora do Instituto Bem Estar, Angela Escosteguy.

“O mercado orgânico não só no Brasil, como no mundo inteiro deu uma aquecida depois da pandemia. Por dois grandes motivos, os consumidores estão buscando uma alimentação mais saudável para se abastecer, e se preocupando mais com o meio ambiente”, diz.

O aumento da busca por uma alimentação mais saudável se tornou também uma oportunidade de negócio para muitos produtores rurais. Como é o caso do avicultor Ney Fábio, que produz ovos caipiras e pratica a criação agroecológica de galinhas em sua propriedade, no Distrito Federal. Ney conta que sentiu o aumento de suas vendas nos últimos anos.

“Hoje nós temos um público bem seleto que está consumindo mais ovos caipiras. Hoje as pessoas estão procurando mais ter uma alimentação saudável. E o ovo está com uma saída muito boa. Tanto que hoje eu consigo vender de 45 a 50 mil ovos por mês”, conta o avicultor.

Avicultura Orgânica

Embora o avicultor tenha optado por um modelo mais saudável de produção, os ovos da propriedade dele ainda não possuem o certificado de produto orgânico emitido pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para que considerem a avicultura orgânica, ela precisa obedecer algumas normas. Entre elas:

  • Os animais devem ficar soltos em área externa no mínimo 6 horas por dia.
  • Qualquer método que limite permanentemente os movimentos naturais dos animais é proibido.
  • O ambiente interno deve conter poleiros, ninhos, bebedouros e comedouros.
  • O uso de medicamentos convencionais, como antibióticos e corticóides, é vedado.
  • A alimentação deve ser natural, ou seja, isenta compostos e suplementos químicos ou sintéticos.

Manual de Avicultura Orgânica

Dessa forma, para orientar produtores e profissionais sobre as normas de criação de aves em sistema orgânico de produção, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto do Bem-Estar, em parceria com o Mapa, lançaram o manual de avicultura orgânica, com foco nas galinhas de postura e frangos de corte.

O conteúdo, então, informa o que é proibido, o que é obrigatório e o que é recomendado a fazer na produção de aves orgânicas, tendo em vista a atualização da legislação de produção orgânica brasileira, pela publicação da portaria 52/2021.

A divulgação do manual ocorrerá em diversos estados com a participação de técnicos, estudantes e produtores. Nesta terça-feira, aconteceu em Brasília, com participação de representantes do Mapa, do meio acadêmico e de instituições ligadas ao setor.

“Esse material ele segue exatamente as estrutura de legislação. Para aqueles que estão buscando informações, eles podem então comparar com a legislação. O manual está de forma bem didática”, conclui Angela.

Por fim, o manual está disponível para download de forma gratuita no site do Ministério da Agricultura.