CURIOSIDADE

Onde mais se consome carne suína no Brasil? Confira

De acordo com dados do IBGE, há um estado brasileiro que consome quase 7 kg a mais de carne suína do que a média nacional

carne suína
Foto: Mapa/divulgação

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais é o estado com o maior consumo de carne suína per capita do Brasil, com uma média de 27,1 kg por habitante.

Em comparação, o consumo médio nacional atingiu 20,5 kg por habitante em 2022.

João Carlos Bretas Leite, presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), considera esses números extremamente positivos.

Ele destaca que essas estatísticas refletem os esforços do setor para aumentar o consumo de carne suína e a preferência dos mineiros por essa proteína.

“O resultado é fruto de mais de dez anos de trabalho de toda a cadeia produtiva em relação à qualidade da carne suína e seus benefícios”, diz.

Ele afirma que tanto a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) quanto a Asemg estão no caminho certo para aumentar o consumo da proteína.

O consultor de mercado da Asemg, Alvimar Jalles, explica que a questão do consumo per capita de carne é muito importante porque um setor se desenvolve buscando mercados consumidores. “Garantir um bom consumo por habitante é fundamental para qualquer negócio, principalmente para as cadeias que trabalham até o produto final, que é o nosso caso, logo é preciso ter cada vez melhor aceitação que se traduz em melhor consumo melhor”, afirma

O chef de cozinha Fagner Rodrigues, especialista em carne suína, ressalta a versatilidade da proteína. Ele afirma que “a carne suína é incrivelmente versátil e pode ser aplicada em pratos incríveis, proporcionando boa rentabilidade para restaurantes.”

Carne suína em Minas Gerais:

  • População de suínos em Minas Gerais: Com um total de 5.229.317 cabeças, Minas Gerais contribui com 13% da produção brasileira, conforme dados do IBGE.
  • Produção de carne suína em 2021: Em 2021, o estado produziu um impressionante volume de 801.512 toneladas de carne suína, segundo o IBGE.
  • Faturamento da atividade em 2021: A atividade suinocultura em Minas Gerais gerou um faturamento de 5,59 bilhões de reais no mesmo ano, de acordo com o IBGE.
  • Crescimento da produção em 2021: O estado experimentou um notável crescimento de 10,28% na produção de carne suína em 2021, conforme dados do IBGE.
  • Exportações: Minas Gerais exporta cerca de 3,03% da carne produzida no estado, contribuindo com 2,03% das exportações de carne suína do Brasil. Essas informações são provenientes de dados do IBGE e da ABPA.
  • Abate: Minas Gerais representa 9,7% do abate total de suínos no Brasil.
  • Geração de empregos: A suinocultura em Minas Gerais gera aproximadamente 160 mil empregos diretos e indiretos.
  • Consumo per capita: O consumo médio de carne suína por habitante em Minas Gerais é de 28 kg.
  • Contribuição em tributos: O setor contribui com cerca de 300 milhões de reais em tributos para o estado.
  • Polos de produção: O estado conta atualmente com sete regiões que concentram uma grande quantidade de suínos.