Governo entra com recurso contra suspensão da pesca da tainha Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Peixes

Governo entra com recurso contra suspensão da pesca da tainha

Secretário da Aquicultura e Pesca diz que além de prejudicar as pessoas que vivem da atividade, a decisão não têm base e pesquisa

tainha
Foto: Prefeitura de Laguna (SC)

O governo quer reverter decisão judicial que suspendeu a pesca industrial da tainha para algumas embarcações. A Advocacia-Geral da União (AGU) já apresentou recurso da decisão, informa o Ministério da Agricultura, em comunicado.

No sábado, dia 1º, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deferiu parcialmente o recurso de agravo interposto pelo Ministério Público Federal, suspendendo a safra da pesca industrial da tainha para as embarcações autorizadas pela Portaria 2.499 de 2019, que se encontrem com o Cadastro Técnico Federal do titular cancelado, para aquelas cujos titulares não tenham registro no Cadastro Técnico Federal (CTF) e para aquelas que apresentem inconsistências em seus registros no SisTainha/Mapa.

“Essas medidas que têm sido judicializadas contra a atividade, além de prejudicar as pessoas que vivem da pesca, não têm base, não tem pesquisa. O mundo inteiro pesca tainha sem nenhuma regulamentação. Agora vamos esperar que a Justiça julgue e libere pescadores e armadores para poderem trabalhar em paz”, informou em comunicado o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif.

O secretário orienta que as embarcações que foram notificadas devem observar a decisão judicial. “Temos de obedecer a Justiça, mas estamos lutando pelo setor. Somos um País de produção de alimentos e não podemos ficar calados diante desses absurdos”, disse Seif.

Governo libera linha direta para descadastramento do seguro-defeso

Sair da versão mobile