Pecuária

Peixe com duas cabeças e quatro olhos viraliza nas redes

O peixe ganhou esse nome por conta de sua deformidade, assim como ficou a população contaminada pela radiação no desastre ocorrido na cidade de Chernobyl

Em vídeo postado no Twitter, um peixe um tanto quanto incomum, de quatro olhos e duas bocas, tem viralizado na rede.

A publicação já conta com mais de 200 mil visualizações e aterrorizou muitos usuários. Nos oito segundos, mostra-se o grande peixe na mão de quem, provavelmente, o pescou no lago.

O caso ocorreu em 2017 mas só ganhou fama agora, por conta da publicação.

Um dos usuários escreveu que mesmo amando muito comer peixe, esse ele deixaria passar.

Outro usuário ficou assustado com o animal e disse que o peixe só poderia vir de Chernobyl, já que ele parece deformado, assim como ficou a população contaminada pela radiação no desastre ocorrido na cidade de mesmo nome.

Houveram mais comentários levantando teorias de que as anomalias se deram por conta de uma contaminação no lago. Contudo, nada disso foi confirmado.

Peixe: opinião de especialista

Timothy Mousseau, biólogo da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, esclarece que a chance de o peixe estar nessas condições após contaminação é improvável.

“A maioria das mutações induzidas por radiação leva a um menor crescimento, sobrevivência e fertilidade. Esses ‘mutantes’ não vivem o suficiente para ficarem tão grandes. Esses animais são mais lentos, menos capazes e, portanto, mais propensos a morrerem, ou que alguém os coma. do que indivíduos ‘normais'”, explica Mousseau.

Para determinar o que aconteceu exatamente com o caso específico desse peixe, são necessários muita pesquisa e experimentos. Timothy, que já realizou pesquisas em Chernobyl e Fukushima, locais em que ocorreram acidentes nucleares, explica: “Em nossos estudos, examinamos centenas, muitas vezes milhares, de indivíduos antes de podermos sugerir que a radiação foi a causa”.

Carpa Asiática

Segundo especialistas o peixe é uma carpa asiática. Além disso, constatou-se que o animal estava vivo e saudável.

Seu nome científico é Cyprinus carpio carpio. É uma subespécie da carpa comum comumente encontrada na Europa. Eles são nativos de grande parte da região (principalmente nos rios Danúbio e Volga) e também podem ser encontrados no Cáucaso e na Ásia Central.

Além disso, são onívoros por natureza e se alimentam de moluscos, insetos, crustáceos e sementes.

E você, teria coragem de segurar esse peixe na mão?