MERCADO

Poder de compra do avicultor segue favorável, mesmo com alta nos insumos

Mesmo com perspectiva de safra recorde de milho, os preços do cereal e do farelo de soja seguem em alta frente ao aumento na demanda e posição firme dos vendedores

Energia solar ganha vez avicultura brasileira
Foto: Flickr/Governo do Estado de São Paulo

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o poder de compra de avicultores paulistas avança ligeiramente na parcial de setembro. 

Segundo o instituto, os recentes aumentos nos preços do milho e do farelo de soja (principais insumos da atividade) preocupam. Mas ao mesmo tempo, o frango vivo vem se valorizado, o que garante uma situação um pouco mais favorável ao produtor. 

Pesquisadores explicam que a alta do animal está associada ao tradicional aquecimento da demanda na primeira metade do mês. No caso do milho, a Equipe Grãos/Cepea, explica  que, mesmo com estimativas indicando crescimento na produção brasileira da safra 2024/25, os preços do cereal seguem registrando pequenos avanços. Isso se dá frente à firme demanda interna e também à posição mais cautelosa de vendedores, que limitam o volume disponível no spot nacional. 

Quanto ao farelo de soja, a Equipe Grãos/Cepea aponta que parte dos consumidores retomou as aquisições do derivado. Assim, os valores oscilaram dentre as regiões pesquisadas pelo instituto.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo